Home Office: Como declarar os auxílios recebidos no imposto de renda

Algumas despesas como gastos com internet, energia elétrica ou itens de escritório não são tributados, mas precisam ser declarados.

0

Com o home office, adotado por muitas empresas diante da pandemia do coronavírus, trabalhadores começaram a receber ajuda financeira com as despesas extras geradas em razão do trabalho remoto, como gastos com internet, energia elétrica, itens de escritório e telefone.

Entretanto, essa mudança levantou dúvidas em relação a declaração de Imposto de Renda, cujo prazo para efetuá-la termina no dia 31 deste mês de maio.

É necessário incluir essas despesas na declaração? O tributarista Ney Pinheiro, sócio da Macrocont Contabilidade, explica que os valores recebidos pelos trabalhadores para sua adaptação ao home office não são tributados, mas precisam ser declarados.

Pinheiro alerta que a questão central está no estabelecimento das diferenças entre verbas remuneratórias, sobre as quais há tributação, e verbas indenizatórias, como as despesas dos funcionários para a realização do trabalho remoto.

“Para evitar problemas relativos à malha fina, sugiro atenção na hora de preencher a declaração de todos os itens, sobretudo aqueles que não são tributados”, afirma o tributarista.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Os valores destinados à ajuda de custos e reembolsos deverão ser informados na “Opção 16 – Outros”, onde fica a ficha de rendimentos isentos e não tributáveis.

Se não tomado o devido cuidado, mesmo que esse tipo de rendimento não integre a remuneração do empregado, ele pode ser interpretado pela Receita Federal como pagamentos indiretos de benefícios aos funcionários.

Ou seja, como valores tributáveis e sujeitos a encargos trabalhistas e previdenciários.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.