honorário contábil: Qual Referência para calcular?

0
54




Preciso de ajuda. Tenho um novo cliente e necessito definir o valor do honorário. Ele é tributado pelo lucro presumido e o ramo de atividade é…

Nas redes sociais, observam-se diálogos de contadores sobre o valor do honorário contábil para determinado tipo de empresa. Há quem afirme, efusivamente, que deve ser um, dois ou três salários mínimos. Procuro acompanhar o andamento do diálogo para saber se há informações completas para ajudar os colegas, mas muitas vezes os dados fornecidos resumem-se ao ramo de atividade, regime tributário e, em alguns casos, o número de funcionários.

Entendo que a busca por informações do valor praticado pela concorrência faz parte do processo de precificação, mas não é o principal. Este dado está disponível, quase que anualmente, em pesquisas efetuadas pelos sindicatos. Em 2015, também a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) também permite ter um parâmetro bem amplo dos valores praticados pela classe.


Precisamos saber calcular e informar o valor da Hora Técnica. Se aprendermos a fazer esta operação (aplicar todos os custos envolvidos mais o lucro desejado) poderemos trocar informações do tempo necessário para executar determinados serviços para empresas que tenham a configuração “x”.

Quando tivermos informações do tempo exigido para fazer as tarefas e o valor da Hora Técnica ficará muito simples identificar se estamos com dificuldades relacionadas ao custo alto ou se a nossa estrutura demora mais tempo para executar o mesmo serviço que a concorrência.

Vejam dois exemplos reais, em minha empresa contábil, de tempo aplicado para executar os serviços contábeis, fiscal e RH para uma empresa tributada com base no lucro presumido sem empregados:
Representação comercial – 4 horas mensais;
Administradora de bens próprios (que não esteja construindo) – 3,5 horas mensais.

Outra informação relevante pode ser o tempo necessário para processar determinados serviços cobrados acessoriamente. A sua empresa é eficiente ou utiliza métodos que demandam tempo exagerado? Em minha empresa contábil, a constituição de sociedades, dispensada do IAP, é, em média, de seis horas, e constantemente aferimos a metodologia, pois quanto menor o tempo investido, maior o lucro.

As informações acima parecem permitir um leque maior de análise, capaz de nos ajudar a ser mais eficientes, inclusive no cálculo do valor ideal do honorário.

Há softwares que auxiliam a introduzir o controle do tempo e a precificação dos serviços. Estas ferramentas simplificam o controle das atividades dos colaboradores, permite conhecer o tempo exigido por cada cliente e, o mais importante, apresenta o lucro líquido gerado por cliente.

Gilmar Duarte: www.gilmarduarte.com.br

[useful_banner_manager banners=17 count=1]