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Honorários Contábeis: O jeito certo de calcular

Honorários Contábeis: O jeito certo de calcular

19/02/2015 às 09h47
Por: jornalcontabil
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Imagem: dreamstime
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Ganhar dinheiro, aumentar o número de clientes e conquistar segurança é o planejamento de quase todos os profissionais. Para estes, a melhor receita que posso indicar é calcular o preço de venda das mercadorias e serviços corretamente.

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Há mais de dois anos venho sonhando realizar um encontro nacional de empresários contábeis para debater a precificação dos serviços. Calcular o valor justo do honorário relativo aos serviços prestados parece uma tarefa simples, mas tenha a certeza de que não é bem assim.

Sabemos que em todas as áreas de serviços, comércio e indústria, manter-se vivo não é tarefa das mais fáceis, pois alguns concorrentes, por diversos motivos (falta de conhecimento das técnicas para formar o preço, dificuldade de vendas, desespero para aumentar o seu ganho etc.) oferecem o fruto de seu trabalho por valores que nem sempre cobrem os custos (mas ele não sabe disso).

No meio empresarial contábil não é diferente. Qualquer pessoa sabe que se um contador pede R$ 1.000,00 para prestar determinado serviço haverá quem o faça por R$ 300,00, ou menos.

Quem está certo? Inicialmente devemos afirmar que o preço de R$ 300,00 é aviltante, e talvez seja, mas é impossível assegurar que R$ 1.000,00 seja o valor justo.

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Isto só pode ser respondido depois de apurados todos os custos envolvidos (diretos, indiretos e de comercialização) e acrescida, a margem de lucro.

Não é simples manter o controle para formar o preço de venda com segurança, mas há métodos. Os métodos e ferramentas disponíveis dependem de cada um para ser colocados em prática, pois como ensinam as escrituras indianas: para conseguir dominar uma técnica é preciso intenção, disciplina e tempo.

Com esta preocupação o Sescap/PR promoverá, nos dias 26 e 27 deste mês, em Curitiba, o Fórum de Precificação dos Serviços Contábeis, que contará com a apresentação de cinco cases (RN, PA, SP, RS e PR).

Este deverá ser o “pontapé inicial” para que a classe empresarial contábil brasileira empenhe-se na busca e na implantação de metodologias que lhe permitam conhecer todos os custos envolvidos para calcular o valor justo do honorário. Acreditamos que aqueles que sabem quais são os custos totais no honorário por cliente também saberão exigir um valor que lhe retorne lucro.

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Fiquemos atentos às novidades e não permitamos que os outros avancem e nós fiquemos parados. Fazer uso das mais recentes ferramentas para vender, controlar os estoques, dinamizar a produção e reduzir a inadimplência é fundamental para qualquer empreendimento, mas isto de nada adianta sem a metodologia e a ferramenta adequadas para formar o preço de venda, pois é dele que extrairemos o lucro para manter a organização.

Após o evento, contarei em detalhes os resultados obtidos e os frutos que deveremos colher em alguns anos. Espero que a sua empresa faça parte deste projeto.

O jeito certo de calcular o honorário existe e isto não depende dos outros, mas somente de cada um de nós. Para encontrá-los é necessária disposição de querer e colocar em prática.

Gilmar Duarte da Silva é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor do livro “Honorários Contábeis” e membro da Copsec do Sescap/PR.

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