18°C 29°C
Uberlândia, MG

Identidade visual: Ajudando a atrair e conquistar o seu público

Identidade visual: Ajudando a atrair e conquistar o seu público

25/03/2021 às 10h19 Atualizada em 25/03/2021 às 13h19
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Business people meeting to discuss the situation on the market.
Business people meeting to discuss the situation on the market.

Uma identidade visual profissional não deve ser exclusividade de grandes negócios, pequenas e médias empresas também devem buscar se diferenciar dentro do seu segmento.

Continua após a publicidade

É o que afirma Dênis Costa, que dirige por mais de 13 anos a Sollide Logo é especialista na criação de logotipo para PME com foco na diferenciação e no posicionamento.

Para o especialista, um dos primeiros passos - se não for primeiro - de qualquer pequena empresa é investir na identidade visual.

Para tanto, é preciso elaborar um logotipo junto dos itens de papelaria que reflitam a essência do negócio, uma marca que demonstre seu posicionamento e que se diferencie da concorrência.

A identidade visual consiste na forma como o nome da empresa aparece nos mais diversos tipos de materiais, inclusive, nas mídias online.

Continua após a publicidade

É importante que siga um padrão, pois quando a marca for vista, independentemente do local, será memorizada com facilidade.

Esse cuidado oferece muitos benefícios. Veja a seguir os principais tópicos selecionados por Dênis a respeito da importância da identidade visual para pequenas e médias empresas:

  • A empresa se posiciona no mercado
  • Consumidores se identificam com a marca
  • A marca começa a ganhar notoriedade
  • Maior lucratividade para a empresa
  • Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Seu negócio se posiciona no mercado

A identidade visual é importante porque ajuda a empresa a se posicionar no mercado. Ou seja, sua marca não é uma no meio de tantas outras, mas é uma empresa posicionada em seu nicho de mercado que deixa claro qual seu diferencial competitivo e busca satisfazer os anseios de um público específico.

talentos

Isso permite que pequenas e médias empresas consolidem o seu posicionamento, ao mostrar um alto nível de profissionalismo como qualquer grande negócio.

Continua após a publicidade

Consumidores se identificam com a marca

Quando uma identidade visual é elaborada com profissionalismo, ela consegue estreitar o relacionamento com o seu público-alvo.

Em outras palavras, ela cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca.

Com isso, a empresa atrai e conquista o seu público, além de aumentar as chances de fidelizá-lo. O resultado é uma maior conversão de vendas e o aumento da propaganda boca a boca.

A marca começa a ganhar notoriedade

Quando sua marca começa a ser reconhecida com facilidade, seu negócio entra em um espiral de sucesso, que traz para si uma notoriedade inigualável.

Afinal, quando se cria um logotipo e os demais elementos que formam a identidade visual, o principal objetivo é que esta marca seja facilmente identificada pelo público-alvo da empresa.

Isso deve acontecer em qualquer meio online ou offline onde a marca aparecer. Quando a identidade visual é bem elaborada, cada vez mais, ela se fixa na mente do consumidor. Assim, quando ele precisar de um produto ou serviço, é da sua marca que ele vai lembrar.

Dessa forma, a identidade visual é essencial para fortalecer a marca e possibilitar que a empresa se fixe no seu segmento de mercado.

Mesmo tendo grandes empresas como concorrentes, com a identidade visual certa, pequenos e médios negócios possuem chances concretas de se destacar.

Maior lucratividade para a empresa

A identidade visual da empresa contribui com a lucratividade do negócio. Isso acontece, porque o reconhecimento e a aproximação que a marca traz garante um maior volume de vendas.

É importante lembrar que um ótimo produto, sem uma marca forte, não é nada. Como Al Ries & Jack Trout disseram em seu livro sobre Posicionamento “Não existe uma segunda chance de se causar uma boa primeira impressão”.

Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Quando uma marca é forte e bem posicionada, ela pode mudar sem medo de perder sua clientela. No entanto, essa mudança deve ser assertiva, de modo que contribua com a inovação da marca e mostre que a empresa está acompanhando novas tendências.

E claro, as mudanças devem ser feitas sem prejudicar a credibilidade até então conquistada do seu público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 29°

28° Sensação
2.06km/h Vento
47% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 22°
Dom 29° 19°
Seg 30° 19°
Atualizado às 18h56
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,01%
Euro
R$ 5,51 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,07%
Bitcoin
R$ 351,100,52 +0,37%
Ibovespa
124,740,69 pts -0.33%