IFRS: Entenda a importância das normas internacionais de contabilidade

0

Neste artigo, você irá entender o que é a IFRS, a importância de sua aplicação e o que este conhecimento agrega à carreira de um profissional de finanças e contabilidade, nos quesitos empregabilidade e possibilidade de atuar em diversos países que adotam a norma.

Contextualizando:

Você sabe que o balanço financeiro de uma empresa é um dos pontos mais importantes para a contabilidade. Todos os dados contábeis devem ser transparentes e preenchidos com todas as informações para atender a todas as normas.

Falando em âmbito nacional, desde a promulgação da Lei 11.638, há mais de 10 anos, as normativas brasileiras se alinham a algumas diretrizes internacionais do IFRS.

O IFRS (International Financial Reporting Standards) é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países.

Adotado no Brasil e em mais de 120 países. Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores, por exemplo.

Internacionalização de empresas e atendimento à multinacionais estrangeiras no Brasil.

Com o boom das chamadas Startups, no Brasil, um crescente movimento de investidores estrangeiros estão virando as atenções para estas empresas. As Startups têm, por via de regra, necessidades de captação de investimentos, para crescerem e, tanto na fase de captação, quanto na fase de aceleração ou tração (quando conseguem investimentos), precisam de transparência contábil e, sendo estrangeiros, também que os demonstrativos sigam as normas internacionais da IFRS. A mesma regra serve para qualquer empresa que busca internacionalização de marca, independentemente de seu porte.

Caso parecido são as multinacionais, que, quando entram no Brasil, exigem uma padronização das normas contábeis, adotando a IFRS como base. E as que estão estabelecidas, exigem a utilização das normas internacionais aos seus colaboradores.

consumidor gov

O que você pode ganhar ao aprender as normas da IFRS?

Primeiro de tudo, você amplia seus conhecimentos contábeis e ganha diferencial competitivo mediante quem não conhece as normas internacionais.

Automaticamente, após aprender, você já está apto a trabalhar em multinacionais e em cargos de maior responsabilidade.

Se você tem um escritório de contabilidade, poderá prospectar empresas multinacionais e startups, que tenham objetivo de captação de investimento estrangeiro e/ou internacionalização de marca.

Se faz auditoria, poderá oferecer esta adequação a empresas que desejam se adequar às normas da IFRS.

Outra possibilidade é que, com uma certificação internacional no currículo, você está apto para atuar em mais de 120 países que adotam a IFRS.

Ficou interessado em aprender, se atualizar ou, até mesmo, se certificar em IFRS?

Para ajudar você neste desafio, nós, da FBM Educação possuimos mais de 10 anos de experiência em capacitação em IFRS e disponibilizamos desde um curso de formação; passando por todas as normas com aplicações práticas e as atualizações mais recentes; até uma certificação internacional de uma das entidades de referência mundial em contabilidade. Todos 100% online e com pontuação no CRC. Confira:

Cursos específicos e workshops de atualização:

(links)

Saiba mais a respeito da Certificação Internacional em IFRS do ICAEW:

O ICAEW (Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e do País de Gales) é uma das entidades mais conceituadas do mercado mundial e nós somos os únicos parceiros oficiais, no Brasil. Por isso, somos também a única instituição de ensino do país a aplicar a prova de certificação em português! Além da experiência de mais de 10 anos na formação e certificação em IFRS, você ainda tem esta facilidade na hora de fazer o exame.

Ganhe um mundo de possibilidades, adquirindo conhecimentos sólidos em IFRS!

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. 

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. 

Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? 

Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: FMB Educação