Imposto de Renda 2022: Entenda a ficha de bens e direitos

Saiba como preencher a ficha de bens e direitos do Imposto de Renda de 2022. Se atualize sobre o IR deste ano!

O Imposto de Renda de 2022 trouxe algumas mudanças, portanto, os declarantes de todo Brasil devem se atualizar para realizar a declaração do Imposto de Renda este ano sem receber multas e outras penalidades.

Milhões de contribuintes de todas as faixas de renda vão declarar o IR 2022, prestar a atenção em cada detalhe e acompanhar todas as mudanças é fundamental para evitar erros na sua declaração.

No artigo de hoje vamos te atualizar sobre a ficha de bens e direitos do Imposto de Renda 2022, saiba o que mudou e como preencher essa ficha.

Se atualize sobre o IR deste ano, boa leitura!

Como preencher a ficha de bens e direitos do Imposto de Renda 2022?

A ficha de bens e direitos passou a ter nove códigos e novos campos obrigatórios no Imposto de Renda 2022, a ficha de bens e direitos é uma das partes do IR deste ano que mais passou por mudanças.

Nesta ficha devem ser declarados patrimônios como imóveis, ações, aplicações financeiras, entre outros.

A seção de bens e direitos contava com mais 70 itens que deveriam ser buscados e preenchidos pelo declarante de acordo com seu patrimônio.

No Imposto de Renda 2022, os códigos foram reorganizados em 9 grandes grupos para facilitar na busca, observe os grupos:

  • Bens imóveis: apartamentos, casas, terrenos, prédios, galpões, entre outros.
  • Bens móveis: automóveis, motos, caminhões, aeronaves, embarcações, joias, quadros, etc.
  • Participações societárias: ações, quotas de capital entre outras.
  • Aplicações e investimentos: poupança, títulos, entre outros.
  • Créditos: empréstimos, crédito decorrente de alienação e outras categorias de crédito.
  • Depósito a vista e numerário: depósito em conta-corrente, dinheiro em espécie, dinheiro em moeda estrangeira entre outros.
  • Fundos: fundos de investimentos, fundos imobiliários, ETFs, entre outros fundos.
  • Criptoativos: criptoativos são ativos virtuais, protegidos por criptografia como moedas digitais como o Bitcoin, NFTs e outros.
  • Outros: licença, concessão, título de clube, direito de autor, inventor, patente, VGBL etc.

Essas alterações visam facilitar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022, porém, o declarante deve estar atento se for importar informações de 2021.

Conclusão

O envio do Imposto de Renda 2022 começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril, além das alterações que citamos acima o IR deste ano trouxe outras novidades, o contribuinte deve se atualizar para não cometer erros.

Verifique todas as informações da sua declaração antes de enviá-la, principalmente se você for importar informações do ano passado, evite multas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.