Imposto de Renda: cuidado com o golpe da restituição

Muitas pessoas já foram lesadas ao cair no golpe

Parece que tem golpe para tudo, para tudo mesmo! Existe agora o golpe da restituição do IR (Imposto de Renda). A Receita Federal está preocupada com os contribuintes e vem alertando para que fiquem atentos.

Como reta final da entrega da declaração anual, que terminará no dia 31 de maio, os golpistas resolveram atacar, enviando mensagens eletrônicas falsas para as pessoas.

Por isso, a Receita Federal está avisando que os alertas de envio por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Qualquer informação que você receber, deverá confirmar no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br.

Muitas pessoas já foram lesadas ao cair no golpe. Os criminosos estão enviando para os contribuintes e-mails com dados de autenticação para a transação Pix. Na mesagem os golpistas informam uma data para a suposta transferência junto com o CPF do cidadão, além do falso valor e da  chave-Pix. Logo abaixo eles colocam um botão e um link para você visualizar o comprovante.

Eles usam de tudo para fazer você acreditar, inclusive usam sem permissão a logomarca (uma cópia) comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Por isso, está sendo divulgado com pela RF um alerta para que as pessoas não caiam na besteira de clicar em nenhum link. Você deve sempre lembrar que a Receita Federal não envia links de acesso via e-mail ou por mensagem. 

O cidadão precisa estar atento que existe um calendário para a realização da restiruição do Imposto de Renda, que só terá início a partir do dia 31 de maio deste ano. A devolução vai acontecer em cinco lotes.

Cionfira o calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

1º lote: 31 de maio de 2022;

2º lote: 30 de junho de 2022;

3º lote: 30 de julho de 2022;

4º lote: 31 de agosto de 2022;

5º lote: 30 de setembro de 2022.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.