Quem está livre de acertar as contas com o Leão pode ter um dinheiro para reaver de imposto pago a mais no ano passado.

Portanto, verifique, mesmo isento, você tem direito à restituição do Imposto de Renda (IR). É obrigado a declarar agora quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55 em 2014. Se ganhou menos, mas, em algum momento recebeu um dinheiro extra, como rescisão contratual, hora extra ou algum abono que engordou seu contracheque pode ter tido um desconto de IR em algum mês do ano passado.

Para saber se deve declarar, confira seu holerite ou o informe de rendimentos entregue para preparar o documento em 2015.

O mesmo vale para autônomos que tiveram alguma retenção esporádica no ano passado.
Ele consegue a restituição integral do que foi descontado”, afirma o vice-presidente do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Sebastião Luiz Gonçalves.

Solução

Se ocorreu o desconto, o jeito será fazer a declaração e enviá-la à Receita pra reaver o dinheiro, diz o vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco), Mário Pinho.

“Ele pode fazer a declaração pelo modelo simplificado, que na maioria das vezes é a melhor opção. O próprio programa vai confirmar isso na hora”. O prazo para declarar termina no dia 30 de abril. (A Tribuna)

[useful_banner_manager banners=7 count=1]