Anualmente, bilhões de reais são arrecadados a partir das declarações de Imposto de Renda encaminhadas à Receita Federal.

Portanto, se você é um contribuinte e, por isso, paga tributo sobre seus rendimentos anualmente, talvez esse seja um bom momento para entender o que o governo faz com o seu dinheiro e o de outros milhares de brasileiros, concorda?

Pois bem, agora que estamos todos com uma pulguinha atrás da orelha, vamos conferir o que, afinal, é feito com esse dinheiro?

Quanto o governo arrecada através de impostos?

Que os cofres públicos arrecadam bilhões de reais com impostos anualmente, não é novidade.

Mas, você já parou para pensar em um número aproximado? No ano de 2019, a arrecadação federal de impostos chegou a R$ 1,537 trilhão.

Pois é. Claro que esse valor não contabiliza apenas os valores arrecadados pelo IR, mas não dá para negar que uma boa parcela desse montante foi arrecadada por cobranças feitas sobre a renda de milhões de brasileiros.

Mas, afinal, para onde vai todo esse dinheiro?

imposto de renda 2020
Imposto de Renda

Para onde vai o dinheiro do Imposto de Renda?

Antes de tudo, vale destacar que não existe uma destinação específica para o dinheiro arrecadado pelo Imposto de Renda.

No entanto, de modo geral, uma parte desse montante é direcionada aos Estados e Municípios.

Ou seja, por meio de transferências constitucionais, o Tesouro Nacional repassa uma parcela do valor arrecadado aos fundos de participação – Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Além disso, por não haver um destino específico determinado por lei, o dinheiro do Imposto de Renda pode acabar financiando áreas como a da saúde e da educação, além de poder contemplar outras políticas públicas, como é o caso de projetos sociais.

Sente-se melhor agora? Está aliviado em saber que, pelo menos em teoria, o dinheiro pago ao governo deve voltar ao povo brasileiro?

Então, se você faz parte de algum dos critérios de obrigatoriedade do tributo estipulados pela Receita Federal, lembre-se de declarar seu IR até o dia 30 de junho.

Ah! Você sabia que há uma alternativa entre declarar o imposto sozinho ou contratar um contador para fazer o trabalho “pesado” por você?

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa