Imposto de renda pode ficar mais caro para uma parcela da população. Entenda

Integrantes da classe média brasileira podem ser os mais prejudicados com a Reforma Tributária.

0

A proposta referente a reforma tributária a qual está em tramitação no congresso pretende aumentar o número de trabalhadores isentos do Imposto de Renda (IR). No entanto, para isso o texto prevê um aumento na taxa paga pela classe média. 

Em resumo, aqueles que possuem renda igual ou superior a R $7 mil, terão que pagar uma alíquota na margem de 36% a mais, à receita federal. Isto irá acontecer, pois, a proposta visa limitar e equilibrar os descontos simplificados na declaração do IR.  

Neste sentido, integrantes da classe média para ter direito aos descontos, eles deverão comprovar suas despesas, bem como gastos com saúde e educação. Outro fator que precisará de comprovação, trata-se da existência de dependentes que por sua vez aumentam as despesas. 

Vale ressaltar, que esses descontos só serão possíveis para gastos com dependentes, saúde e educação, além de também incluir as contribuições do INSS. Assim sendo, caso o cidadão não tenha essas despesas, ou não envie a declaração apontando os devidos gastos, ele irá pagar mais caro. 

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Conforme o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator da proposta, somente através destes moldes que será possível proporcionar a isenção para boa parcela dos contribuintes. “Isso é uma medida de justiça fiscal com os mais pobres”, afirma Sabino.

Por fim, mediante aprovação do texto como está, ou seja, se adotada a medida a qual visa o aumento do IR para classe média, juntamente com o desconto na declaração, o governo deve arrecadar cerca de R$ 9,98 bilhões no próximo ano, chegando a 11,4 bilhões em 2023, conforme declaração da Receita Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.