Período começa no dia 2 de março e acaba no dia 28 de abril.

Falta menos de um mês para o início da declaração do imposto de renda. Os documentos devem ser apresentados do dia 2 de março a 28 de abril. Este prazo de entrega será mais curto que nos anos anteriores.

O comerciante Samuel Barros Júnior está com tudo pronto. Ele já reuniu o comprovante de gastos e as informações sobre os dependentes. “A pessoa que não tem essa cautela de catalogar todos os documentos que são dedutíveis no imposto de renda, ele vai pagar um preço por isso”.

Esse ano, precisa declarar o IR de pessoa física quem recebeu a partir de R$ 2.342,65 por mês em 2016, ou na soma total dos 12 meses, a partir de R$ 28.123,91.

Uma das principais mudanças para o contribuinte é que agora os dependentes com 12 anos de idade deverão ter CPF para serem relacionados no imposto. A medida é para que o governo tenha ainda mais controle de fiscalização.

“Esse ano a idade foi reduzida para 12 anos e a própria instrução está prevendo que em 2018 essa idade será de seis anos. Portanto, o contribuinte precisa tirar o CPF para o filho com idade de 12 ou mais para que ele possa ser lançado como dependente na declaração”, explicou o contador João Gonçalo dos Santos.

Para evitar problemas, o especialista orienta que o contribuinte deve prestar bastante atenção nas informações prestadas à receita federal, que conta hoje com programas de dados modernos e eficientes no cruzamento de dados.

“A principal observação é que não esqueça de lançar nenhum rendimento porque o grande problema é que o contribuinte às vezes tem duas ou três fontes de renda e acaba esquecendo de lançar alguma delas. Isso vai gerar malha na declaração do contribuinte caso ele não informe”, destacou o contador.

A plataforma do IR na página da Receita Federal na internet vai estar liberada para uso no dia 2 de março.

Via G1

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.