Imposto de Renda terá de ter CPF de dependentes a partir de 8 anos

0

Na declaração do imposto de renda do ano que vem, os dependentes a partir de 8 anos de idade vão precisar ter CPF. Agências dos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil têm convênio com a Receita Federal, emitem o CPF e cobram R$ 7.

“Eu achava só que adolescente e adulto, adolescente de 18 anos e adulto tinha CPF”, diz o estudante Rafael Santana dos Reis, de 8 anos. Rafael nem sabia, mas ele e o irmão Miguel já têm o número único do Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF.

“Eu fiz um ano atrás, a gente precisou para o serviço do meu marido e eu fiz a solicitação nos Correios”, conta a mãe deles, a dona de casa Renata Santana José. Agora já está pronto para declaração do imposto de renda.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

Presença da criança não é necessária
Nicolas foi com a mãe, mas nem precisava. “Criança nem precisa vir, é necessário que venha o responsável legal, o pai ou a mãe, ou quem tem a guarda dessa criança portando a Certidão de Nascimento original da criança ou RG da criança e documentos de identificação, RG. CPF carteira de trabalho, do maior representante legal da criança”, explica a supervisora de atendimento dos Correios, Selma Regina Borges.

O comprovante com número do CPF sai na hora e com isso, é possível entrar no site da Receita Federal e imprimir. A partir de 2019, o CPF será exigido na declaração do imposto de renda para dependentes de qualquer idade.

“Com o cruzamento de dados conseguimos identificar inconsistência  de forma mais automática ou identificar outros tipos de informações relevantes para a Receita Federal”, diz o delegado-adjunto da Receita Federal do MS, Henry Tamashiro de Oliveira. Via Receita Federal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.