Os lotes de restituição já começaram a ser liberados, o primeiro foi pago no final de maio e os demais já estão na fila aguardando! Já conferiu como consultar a restituição? Aliás, já conferiu se você tem direito e quais os critérios da Receita para ordem dos lotes?

Depois de pagar imposto num ano todo, ouvir “restituição” é como música boa para os ouvidos, não é mesmo? Veja aqui nosso passo a passo para consultar a restituição e programe-se pare receber seus valores.

Boa leitura!

Quem tem direito à restituição?

Imposto de renda

Basicamente a restituição ocorre quando o contribuinte, após ter feito o acerto entre todos os valores pagos e recebidos, teve mais impostos pagos do que o devido. Se isso ocorrer, o sistema da Receita calcula a diferença a devolve o valor pago a mais como forma de restituição.

Caso não tenha sido você mesmo quem fez sua declaração, ou não se lembra do resultado, pode conferir de duas formas: site da Receita Federal e acompanhar o status da sua declaração ou, pegar o recibo de envio e verificar por lá se há valor para restituir e qual o valor.

Passo a passo pra consultar a restituição

O passo a passo para consultar a restituição é bem fácil, o contribuinte consegue fazer de duas formas: online pelo site, app ou telefone.

  1. Acesse o site da Receita;
  2. Informe seu CPF, Data de nascimento e exercício;
  3. digite os caracteres de segurança e clique em “avançar”.

Se for por telefone entre em contato com o ligar para o Receitafone (146). O sistema irá te informar se sua declaração já foi processada e se está em fila de restituição. Por lá é possível acompanhar assim que for liberado conforme calendário:

LoteDataRemuneração Selic
29/05/20200,00%
30/06/20200,00%
31/07/20201,00%
28/08/2020ainda não divulgado
30/09/2020ainda não divulgado

E se o dinheiro não cair na conta?

Preocupem-se não, caso o valor não caia na sua conta é porque provavelmente houve algum erro na hora de preencher os dados bancários. Se isso aconteceu, vocês pode entrar em contato com o Banco do Brasil através do telefone  4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

5 dicas para aumentar a restituição

Já viu quando vai receber sua restituição e está se perguntando se é possível aumentar esse valor no ano que vem? Então veja nossas 5 dicas de como tornar isso real:

  1. não declarar em conjunto com o cônjuge;
  2. realizar investimentos em plano de previdência PGBL;
  3. abater despesas domésticas, em nome da empresa, se for autônomo e trabalhar em casa;
  4. declarar gastos com saúde, educação e pensão alimentícia;
  5. fazer doações incentivadas pelo governo federal.

Claro que essas dicas não são válidas para a restituição de agora, mas é uma forma de se planejar e deixar para o ano que vem uma possibilidade boa de aumentar os valores restituídos.

Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.

No curso você encontra:

  • Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
  • Videoaulas simples e didáticas.
  • Passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Conteúdo original IR sem Erro