Home Chamadas Imposto sobre Serviços (ISS) Regimes Especiais de Tributação

Imposto sobre Serviços (ISS) Regimes Especiais de Tributação

Regimes especiais são autorizações concedidas pela Subsecretaria da Receita Municipal (SUREM), de ofício ou a requerimento do interessado, permitindo que o recolhimento do Imposto sobre Serviços – ISS

A emissão de documentos ou escrituração de livros fiscais sejam realizados de forma diversa da prevista na legislação de regência (Decreto 53.151/2012, art. 163).

A concessão do regime especial é ato discricionário da administração tributária, e é fixado por meio de despacho que deve esclarecer as normas especiais a serem observadas pelo contribuinte e o período de sua vigência, advertindo, ainda, que o regime poderá ser, a qualquer tempo e a critério do Fisco, alterado, suspenso, agravado ou abrandado.

Regimes especiais também podem ser adotados para estabelecer formas diferenciadas de recolhimentos, escrituração e emissão de documentos fiscais por sujeito passivo que deixar, reiteradamente, de cumprir suas obrigações fiscais.

Nos casos em que solicitada pelo interessado, a autorização deve ser acompanhada dos documentos a seguir relacionados:

  1. Requerimento preenchido e assinado;
  2. Cópia da Ficha de Dados Cadastrais – FDC;
  3. Comprovante de inscrição no CNPJ;
  4. Certidão Negativa de Tributos Mobiliários;
  5. Contrato social ou estatuto;
  6. Ata de eleição do representante legal ou documento equivalente;
  7. Cópia do documento de identidade e CPF do sujeito passivo ou do representante legal, se pessoa jurídica;
  8. Instrumento de procuração, se for o caso, bem como cópia do documento de identidade e CPF do procurador, que substituirão os documentos de que trata o inciso VII se o instrumento de outorga houver sido conferido por escritura pública ou se nele constar a firma reconhecida do outorgante.

Via Prefeitura de São Paulo