Imunização de grávidas e puérperas contra a Covid-19

Ministério da Saúde realizou nesta terça-feira (29) o Fórum “Imunização em gestantes e lactantes no contexto da Covid-19 para debater o tema com especialistas e sociedade científica.

Na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de gestantes, puérperas e lactantes no Brasil.

“Temos a missão de trabalhar para pôr fim ao caráter pandêmico da Covid-19. Em relação as nossas gestantes, temos um compromisso dobrado: com o presente, cuidando das mães, e com o futuro, zelando pelos filhos que irão construir um Brasil melhor para nós”, afirmou Queiroga.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, lembrou o quão desafiador é a pandemia.

“Os médicos brasileiros estão voltados a usar toda a sabedoria adquirida para controlar a crise pandêmica”, disse. “As gestantes devem ser olhadas com um olhar diferenciado. Nós devemos pesar os riscos e benefícios e decidir pelos melhores resultados para a coletividade”, afirmou.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, apresentou um panorama epidemiológico da Covid-19 no Brasil.

“A campanha de vacinação é uma das nossas maiores preocupações. A gente vem trabalhando fortemente para ampliar a cobertura vacinal do país”, explicou.

Designed by Sandeep maurya / shutterstock
Designed by Sandeep maurya / shutterstock

Também participaram do encontro os médicos Renato Kfouri, que falou sobre os imunizantes disponíveis e o custo benefício no cenário pandêmico, e o médico Marco Aurélio Safadi, que trouxe a visão da Sociedade Brasileira de Pediatria para o debate.

Já os médicos Agnaldo Lopes e Juarez Cunha, apresentaram a visão da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Brasileira de Imunizações, respectivamente.

Pátria vacinada

O Brasil é o 4º país que mais vacinou no mundo com pelo menos uma dose de imunizante.

Até o momento, já foram aplicadas mais de 96 milhões de doses.

Com a campanha acelerada, o país se aproxima da marca de 100 milhões de vacinas aplicadas nos brasileiros.

O total de doses distribuídas aos estados e ao Distrito Federal é de 129,7 milhões. Saiba mais informações sobre a vacinação aqui.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários estão fechados.