Inadimplência das MPEs registra segunda queda do ano

A inadimplência atingiu 5,42 milhões de micro e pequenas empresas em junho de 2021.

Embora o número seja expressivo, representa a segunda queda do ano, essa de 0,6% em relação a maio, quando 5,45 milhões de MPEs estavam com o nome no vermelho.

O cenário também é de melhora, principalmente, para os segmentos de Comércio e Serviços, que representam as maiores parcelas do total de empresas e marcaram baixa de 0,6%.

Veja os dados na íntegra nos gráficos abaixo.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada econômica demonstrada no primeiro trimestre do ano teve continuidade nos meses seguintes e está diretamente ligada ao cenário de saúde no país.

“O avanço da vacinação é um dos principais fatores para a melhora dos níveis de inadimplência entre as empresas, pois aumenta a confiança dos empresários, normaliza cada vez mais o funcionamento dos negócios e gera um alívio ao fluxo de caixa. Sendo assim, os empreendedores conseguem, aos poucos, se organizar para sair da insolvência”.

Além disso, uma recente pesquisa da Serasa Experian, mostra que as vendas online foram outro fator determinante para a melhora do fluxo de caixa das empresas, já que 85,8% dos entrevistados pretendem continuar com o modelo de comercialização digital após a pandemia, enquanto 63,0% confirmaram que essa adaptação trouxe benefícios para os negócios.

Na análise das regiões brasileiras o destaque fica para o Sudeste, que caiu 0,8% em junho, ainda no comparativo mês a mês.

Em sequência estão o Nordeste (-0,5%), Centro-Oeste (-0,4%), Sul (-0,1%) e Norte, que se manteve estável.

Inadimplência das empresas de todos os portes têm baixa de 0,4%

Considerando o dado geral, o mês de junho revelou 5,89 milhões de empresas inadimplentes no país.

Uma queda de 0,4% no comparativo mensal, já que em maio o índice mostrava 59,1 milhões de negócios com o nome no vermelho.

No comparativo por segmento, o sexto mês de 2021 aponta o setor de Serviços como aquele que tem a maior representatividade dentro do total de negócios inadimplentes (51,4%).

Confira os dados completos abaixo.

Serasa Experian disponibiliza o Mentoria PME

A Serasa Experian disponibiliza aos donos de pequenas e médias empresas o Mentoria PME, uma série videoaulas gratuitas que auxiliam a retomada financeira destes empreendimentos.

O programa aborda temas como meios de pagamento e inadimplência, otimização de serviços para recuperação de dívidas, marketing digital para crescer com os recursos disponíveis, estratégias e automatização de processos por meio de ferramentas online e como ter mais eficiência na gestão dos negócios para manter a saúde financeira.

Qualquer pessoa pode ter acesso, basta fazer o cadastro no site.

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.  

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Comentários estão fechados.