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Inadimplência: Quais as vantagens de adotar boletos bancários para pagamento?

Inadimplência: Quais as vantagens de adotar boletos bancários para pagamento?

22/07/2019 às 09h02 Atualizada em 22/07/2019 às 12h02
Por: Vanessa Marques
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Sua empresa está enfrentando problemas com a inadimplência? Esse é um pesadelo para a maioria das empresas quando encontra dificuldades para receber dos clientes. Que tal experimentar os boletos bancários registrados como uma das alternativas? Os motivos que levam um cliente à inadimplência são, muitas vezes, desconhecidos e incontroláveis, mas é fundamental adotar medidas preventivas que sejam eficientes, para que a saúde financeira não seja abalada e comprometida. O objetivo deste post é mostrar que os boletos bancários podem ser uma boa estratégia para ajudar a reduzir a inadimplência e que com um sistema de pagamento online é possível realizar um controle mais rigoroso e efetivo. Acompanhe!

Como reduzir a inadimplência na minha empresa?

O comportamento de compras do brasileiro inspira cuidados preventivos, pois há uma forte tendência a deixar as contas de lado e fazer parte da estatística de inadimplência, criando um desconforto financeiro. Pesquisas davam conta, no fim de 2018, que 62 milhões de cidadãos estavam inadimplentes no período e negativados no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, gerando dor de cabeça para as empresas. A economia reagiu, mas ainda há um número grande de inadimplentes e como você, certamente, não deseja compor a lista de empresas que sofrem as consequências da crise, é fundamental encontrar soluções para driblar o problema. Muitos clientes — a maioria, na verdade — efetuam seus pagamentos por meio do cartão de crédito e administram bem suas dívidas, mas há aqueles que por algum motivo não dispõe de crédito ou limite suficiente, mas querem adquirir algum produto ou serviço.

Boleto para os serviços recorrentes

É muito comum também em serviços de recorrência, um cliente que fez a opção de débito ou crédito pré-programado não dispor do valor no dia do vencimento. O débito ficará em aberto e o serviço será suspenso até que ele regularize a situação. Nesses casos a opção mais viável é o boleto bancário, que é gerado em nome do cliente com prazo de vencimento suficiente para ser pago em alguma rede bancária ou casa lotérica. Reconhecido o pagamento, o serviço é liberado. Não há garantias de que o boleto será pago, mas depois que ele se tornou registrado — explicaremos mais adiante — ficou mais fácil de rastrear para entrar em contato com o cliente e lembrá-lo que ele tem um débito pendente, oferecendo uma segunda via. Ou seja, há meios de mapear a inadimplência e tentar reverter o quadro. Condicionar a liberação do serviço ao pagamento é outra estratégia que você pode adotar em seu sistema de cobrança. Embora ainda seja ruim para o seu negócio não receber no prazo correto, se o cliente sentir muita falta do serviço dará um jeito de efetuar o pagamento.

Quais as vantagens de adotar boletos bancários para pagamento?

Tradicionalmente o boleto é uma das formas mais comuns de gerar um débito decorrente de uma negociação. Com o tempo ele foi substituído por outros meios de pagamento, mas tem sido requisitado novamente como um opcional rápido e eficiente. Quem tem conta bancária e serviço habilitado de pagamento online nem precisará se deslocar para efetivar o pagamento. Bastará entrar no aplicativo do banco e fazer a leitura ou digitar o código de barras. Uma das vantagens do boleto bancário para o cliente é que ele não onera no limite do cartão de crédito e poderá ser programado para a data que ele sugerir no site. Para a sua empresa, ele amplia as possibilidades do cliente realizar o pagamento. Para ter mais chances de recebimento do cliente, você pode considerar a contratação de um sistema de pagamento online que fará o gerenciamento de toda a carteira e adotará estratégias de cobrança personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.

Quais as novas regras para boletos registrados?

O boleto que antes não tinha registro nem conexão com o banco emissor e era difícil de rastrear, passou a ser registrado por exigência do Banco Central. Isso quer dizer que agora os bancos são informados quando um boleto é gerado para pagamento. Os dados dos boletos bancários, como nome e endereço do cliente, seguem para o banco, que registra as informações e se mantém aguardando a confirmação do pagamento para liberação do valor correspondente na conta da sua empresa. O volume grande de fraudes foi o que levou à adoção de medidas de controle e segurança para garantir que as operações de compra e venda de produtos e serviços se dessem de forma conveniente, sem prejudicar tanto a empresa quanto o cliente.

Por que devo considerar um sistema de pagamento para gerar os boletos?

Ao contar com um sistema de pagamento, você não precisará mais se preocupar com o controle manual dos débitos pendentes. Além de reduzir a margem de erros por esquecimento ou cobrança indevida, o processo de cobrança recorrente será automático e padronizado. Um sistema de pagamento parametrizado de acordo com as necessidades da sua empresa tem a capacidade de gerenciar os débitos, com análise de perfil do cliente inadimplente, para encontrar a melhor forma de abordagem. Isso inclui alerta de proximidade da data de vencimento, lembrete de pagamento vencido, emissão de segunda via de boleto, estabelecimento da régua de cobrança — método progressivo de cobrança que pode começar de forma branda e evoluir para cobranças judiciais. Outro fator que você deve considerar para contratação de um sistema de pagamento é que você reduzirá drasticamente o seu custo com cobrança e não terá desgastes com o cliente no contato direto. Além de não precisar mais contar com uma equipe para fazer as cobranças, tendo que arcar com as despesas sem garantias de retorno, no caso de uma plataforma de pagamento, você só pagará a taxa caso um boleto seja pago. Esse é um dos motivos de você possivelmente já ter visto um mesmo serviço prestado, com as mesmas características, ter datas de vencimento diferentes para cada cliente. A estratégia é criar condição confortável que evite que o cliente se torne um inadimplente. Fonte: Iugu
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