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Indenização por bagagem extraviada: Entenda como funciona

Indenização por bagagem extraviada: Entenda como funciona

08/11/2020 às 03h00 Atualizada em 08/11/2020 às 06h00
Por: Wesley Carrijo
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Imagem por @jcomp / freepik
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Muitos passageiros se perguntam: Posso pedir indenização por bagagem extraviada? Acompanhe a leitura e entenda seus direitos!

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Sofrer a perda ou desvio de bagagem é uma das maiores preocupações dos passageiros no momento de viajar.

Se você já teve a sua bagagem extraviada durante uma viagem, saiba que, infelizmente, essa é uma situação muito comum e que gera muitos transtornos aos passageiros.

O consumidor que é vítima desse problema deve conhecer e buscar o que lhe é assegurado por lei.

Isso porque, como todo consumidor, os passageiros também têm direitos.

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Estar por dentro das leis que protegem o passageiro vai lhe ajudar tanto a exigir da companhia que cumpra com suas responsabilidades, quanto saber se você tem direito a uma indenização por bagagem extraviada.

Quer saber quais os seus direitos em caso de bagagem extraviada, e se tem direito a uma indenização por danos morais por isso? A Resolvvi pode lhe ajudar, e vamos lhe explicar como!

Como minha bagagem pode ser extraviada? É culpa da companhia aérea?

Existem algumas situações em que uma bagagem pode sofrer extravio, mas nem todas elas são, necessariamente, de responsabilidade da companhia aérea.

Por exemplo, pode acontecer o extravio de bagagem por engano de outro passageiro.

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Nesse caso, a responsabilidade pela perda não é da companhia aérea, mas uma boa dica para evitar que acontece é diferenciar a sua bagagem com faixas, adesivos, cadeado com identificação, etc.

Sendo assim, é importante identificar sua bagagem, também, para evitar outras situações de possível perda da mesma.

Isso porque, quando a mala não possui identificação com o nome do passageiro, é mais fácil haver perda durante o seu transporte.

Em situações desse tipo, a sua mala ficará “perdida” até que haja reclamação por sua parte.

Só então será iniciado o processo de busca.

Além disso, a falta de identificação pode dificultar o transporte da bagagem entre uma conexão e outra, o que também costuma causar o extravio da mesma.

Mas, em ambas as últimas duas situações, a responsabilidade sobre a perda da bagagem é da companhia aérea!

Dessa forma, saiba que se você tiver um problema com o sumiço da sua mala, você têm direitos que devem ser cumpridos pela companhia aérea.

Se a sua bagagem for extraviada, você possui algumas opções.

Uma delas é cadastrar uma reclamação no Procon ou no Consumidor.gov, através dos quais a companhia aérea será notificada sobre o ocorrido.

Mas, em algumas situações, existe a opção de buscar indenização por danos morais pelo extravio de bagagem. 

Nesse caso, a Resolvvi pode lhe ajudar com isso!

extravio bagagem

Posso pedir indenização por bagagem extraviada? Como faço isso?

Ao se dar conta de que sua bagagem foi extraviada, a primeira coisa que você deve fazer é se encaminhar ao balcão da companhia aérea e solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB. 

Este registro irá registrar oficialmente o acontecido com sua bagagem, e é um comprovante essencial que deve ser devidamente guardado caso o passageiro sofra um problema com bagagem.

O passageiro que tiver a sua bagagem extraviada pode exigir ajuda financeira para comprar itens de primeiras necessidades.

Porém, é bom ficar ligado(a): para solicitar o reembolso dos valores gastos na compra destes itens, é necessário guardar os recibos de compras.

Após fazer o RIB e solicitar a compensação financeira para a compra dos itens de primeira necessidade, o passageiro deve receber a bagagem em até 7 dias, em caso de voos domésticos, e 21 dias, em voos internacionais.

Mas, caso isso não ocorra em até 3 dias, o passageiro pode reivindicar uma indenização pelos danos morais e materiais sofridos.

Segundo o entendimento dos tribunais, caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias, o passageiro possui direito a uma indenização por danos morais.

Para isso, o consumidor deve entrar com um pedido formal de indenização em até 2 anos após o ocorrido, e pode ser ressarcido, também, pelo prejuízo material sofrido.

Conte com a Resolvvi para pedir sua indenização por bagagem extraviada

A Resolvvi atua de forma 100% online, ajudando passageiros a serem indenizados quando as suas viagens não saem como o esperado.

Através do nosso site, você pode verificar, de forma gratuita e por meio de perguntas bem simples, se o extravio da sua bagagem é qualificado a receber uma indenização por danos morais.

Caso seja, você pode cadastrar o seu pedido em nosso site de forma imediata, gratuita e sem sair de casa.

Através do seu cadastro em nosso site, você pode acompanhar todo o andamento do seu pedido de forma simples, pois vamos lhe mantendo sempre atualizado(a) com as últimas novidades, e sem juridiquês!

E o melhor de tudo: você só paga a nossa taxa de serviço se ganhar, e ela corresponde a 30% do valor da indenização recebida.

Caso não ganhe, você não paga nada, pois nós arcamos com todos os custos envolvidos!

Fonte: Resolvvi

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