Conheça algumas das linhas de crédito mais adequadas

Sempre há um momento em que a empresa deseja investir em uma melhoria, seja para a expansão no mercado, seja para renovar máquinas e equipamentos, para capital de giro e há casos em que se deseja uma captação de recursos para reforma.

De que maneira, o negócio que deseja melhorar a sua infraestrutura pode conseguir financiamentos para a reforma da empresa?

Com a minha experiência de mais de 20 anos no mundo empresarial e atuando em consultoria à frente da T4 Consultoria, acredito que existem alguns caminhos para os negócios que desejam melhorar a sua infraestrutura sem se prejudicar financeiramente.

Na captação de recursos para reforma – planeje

Seja qual for a finalidade do financiamento de longo prazo, é essencial que o empresário faça um detalhado planejamento. A primeira e crucial resposta que precisa obter é para qual finalidade deseja o investimento. Nesse caso específico, seria para reformar o espaço físico do negócio ou para a melhoria da infraestrutura.

Ao ter uma noção do total de gastos é preciso verificar qual o melhor caminho, seria realmente viável financeiramente para o negócio pedir um empréstimo ou financiamento, ou, para as mudanças que se deseja seria mais recomendado economizar recursos e pagar pelos custos da reforma à vista?

Nesse planejamento, além da análise da viabilidade financeira é preciso ter todas as certidões negativas de débito. Há muitas opções de agentes financeiros e de bancos públicos que oferecem linhas de financiamento específicas para reforma ou melhora da infraestrutura, mas é preciso analisar se a taxa de juros vale a pena, se o tempo de carência é o mais adequado e se o negócio realmente está em um bom momento de investir para essa finalidade.

Como mencionei, são muitas as opções oferecidas e é fundamental que o negócio não vá fechando com a primeira proposta de empréstimo que se deparar. É preciso planejar considerando todos os custos envolvidos na transação.

No momento da captação de recursos de longo prazo, é importante analisar com clareza se o negócio está em condições de arcar com o financiamento.

Ainda sobre a importância de ter um objetivo claro quanto à razão da busca de recursos, é fundamental não mudar de objetivo quanto ao financiamento. Se o objetivo foi a captação de recursos para reforma não se pode utilizar o valor para uma outra necessidade da empresa, se existia alguma outra necessidade, era importante tê-la especificada no projeto de captação de recursos.

Analise se o investimento gerará crescimento para o negócio

Na captação de recursos para reforma, o negócio, a partir desse investimento, que melhorará a sua infraestrutura estará no caminho do desenvolvimento no mercado. Vale pensar que para que a finalidade do investimento seja para reformas na empresa, é preciso que as demais áreas do negócio estejam em equilíbrio e saudáveis.

Analisar a realidade do negócio é essencial, assim como pensar em investir em áreas que realmente necessitam. Se a empresa está financeiramente saudável, os processos de produção estão bem, equipamentos e máquinas estão em boas condições, a gestão do negócio está acontecendo de maneira fluida e realmente a infraestrutura precisa de investimentos, então realmente buscar recursos para esse fim é uma decisão assertiva.

BNDES – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também oferece linhas de crédito específicas para casos de negócios que desejam a reforma e a ampliação de seu espaço físico, ou seja, a melhora de sua infraestrutura.

Há várias finalidades de investimento que envolvem a infraestrutura do negócio, são investimentos a partir de 10 milhões para atender aos mais variados objetivos da organização. Exemplo: empresas que desejam expandir a infraestrutura para a distribuição de derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

No momento da captação de recursos para reforma ou melhora da infraestrutura junto a bancos públicos é importante que o objetivo esteja alinhado com questões em torno da sustentabilidade e contribuição social, esse será um diferencial importante no momento da aprovação da solicitação da empresa.

DESENVOLVE SP – Esse banco público oferece uma linha de crédito chamada ‘Para projetos da sua empresa’, dentre eles, de ampliação e modernização.

É importante, dependendo da região em que o negócio se encontra, que procure as melhores opções de bancos públicos da sua região. Temos uma lista com os principais bancos regionais que oferecem inúmeras linhas de crédito como para capital de giro, reformas e ampliação, etc.

É muito importante também que a empresa analise se o tempo de carência do financiamento de longo prazo realmente vale a pena para o negócio e se de acordo com o planejamento financeiro e plano de negócios terá condições de arcar com o investimento solicitado.

Marcelo Viana – Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.