INSS: 13° salário poderá ser antecipado para fevereiro

0

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já estava com uma programação para realizar o pagamento da primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas, no mês de agosto de 2021.

Inicialmente, conforme decreto de nº 10.410 publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de julho de 2020 a previsão era de que a primeira parcela do 13º salário fosse antecipada em agosto já a segunda parcela no mês de dezembro.

Entretanto, o benefício poderá ser antecipado bem antes do que estava planejado. Já que o governo teme um novo impacto na economia causada pela 2ª onda da Covid-19.

Quem poderá receber a antecipação?

Terá direito ao 13° salário do INSS os segurados que recebem:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão; e
  • Salário-maternidade.

Pagamento do 13º do INSS em 2021

Uma nova onda do novo coronavírus já é sentida na cidade de Manaus (Amazonas), a preocupação do governo é que outras cidades passem pelos mesmos problemas. E para evitar um impacto novamente na economia, a equipe econômica do governo está cogitando antecipar o 13° salário, sendo a primeira parcela paga em fevereiro e a segunda em março.

O segurado recebe o 13° salário junto com o pagamento normal. A ordem é definida conforme o número final do benefício, excluindo o último digito.

Mesmo previsto para ter uma antecipação para fevereiro, ainda não houve confirmação por parte do INSS.

Assim que a medida for anunciada, o calendário poderá ser acessado pela plataforma Meu INSS.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil