INSS: Alguns benefícios poderão ser pedidos pela internet ou pelo 135

0
427

O INSS anunciou que a aposentadoria por tempo de contribuição e o salário maternidade poderão ser solicitados por telefone ou pela internet.

No mundo ideal… “Na hora em que o cidadão for registrar seu filho no cartório, o INSS vai automaticamente fazer a concessão desse benefício para o cidadão e o cidadão poderá receber seu benefício sem precisar ir a uma agência do INSS”, conta o presidente do INSS Francisco Lopes.

No mundo real, ainda não é assim. Mônica ganhou bebê há apenas nove dias e nesta quinta-feira (1º) teve de ir com ele a uma agência para dar entrada no pedido de salário-maternidade. “Nem tirei os pontos ainda, foi cesárea, tive que vim para poder está resolvendo. Eu vou ficar sem trabalhar, eu tenho que contar com esse dinheiro para poder pagar as dívidas que não cessam, né?”, diz a babá Mônica Rodrigues.

No mundo ideal, o cidadão vai receber um comunicado do INSS informando que ele está apto a se aposentar por tempo de contribuição. “Bastando que o cidadão faça uma ligação para o 135 e manifeste o interesse em receber essa aposentadoria de forma automática”, afirma Francisco Lopes.

Mas, no mundo real, o 135 nem sempre funciona. Dona Fátima ligou várias vezes. “Chama, chama ou ninguém atende ou, quando atende, um minuto, um minuto, aguarde um minuto, por favor, aguarde um minuto e esse minuto é difícil de passar, né”, conta a dona de casa Fátima Lopes.

Problema que já foi mostrado no Jornal Nacional. No início do ano, o repórter Hélter Duarte esperou quase meia hora para ser atendido pelo 135. Quando conseguiu. “Estamos com problema no sistema, mas o senhor vai ter que retornar o contato e…”, disse a atendente antes da ligação cair.

Quem procura as agências, também enfrenta fila e burocracia porque outro tipo de atendimento – pela internet – nem sempre funciona. Seu Milton não conseguiu resolver de casa o problema dele e não foi por falta de tentativa. “Ih, várias vezes. Minha filha é analista de sistemas no STJ, ela que entende, entra, não dá certo”, conta Milton Antônio Salgado.

Mesmo com tantos problemas, o INSS diz que já na semana que vem, o salário maternidade poderá ser solicitado pela internet ou pelo telefone 135. O mesmo ocorrerá, a partir de março, com a aposentadoria por tempo de contribuição.

“O 135 passou por umas dificuldades nos últimos meses. Já foram corrigidos os problemas. Nos próximos 30 dias o problema vai ser 100% resolvido no prazo de atendimento que é de 15 minutos no máximo o atendimento”, afirma o presidente do INSS, Francisco Lopes. Com G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.