INSS: Aposentadoria Especial depois da Reforma da Previdência

0

Na quinta-feira passada, dia 12 de novembro de 2020, a reforma da Previdência completou um ano e com ela ocorreram muitas mudanças nas aposentadorias.

Na matéria de hoje vamos esclarecer o que mudou na Aposentadoria Especial

O que é aposentadoria Especial?

Esta aposentadoria é para quem esteve em situações insalubres ou periculosas durante suas atividades laborais.

Como era antes da Reforma da Previdência?

Para esta categoria não existe idade mínima nem fator previdenciário, a aposentadoria especial permite que o segurado se aposente bem mais cedo se comparando com a aposentadoria normal.

Antes da Reforma os requisitos eram:

Requisitos homem e mulher

•  25 anos de atividade especial de menor risco.
  •  20 anos de atividade especial de médio risco.
  •  15 anos de atividade especial de maior risco.

A maioria das profissões exercidas são consideradas de menor risco com exceção:

• Amianto e minas não subterrâneos, são consideradas como médio risco;
  • Minas subterrâneas , são consideradas maior risco.

Valor do benefício depois da reforma

• Média dos 80% dos maiores salários após 1994 até o mês anterior à aposentadoria.

Depois da Reforma da Previdência

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A intenção realmente era extinguir esta categoria, mas por ser um dos benefícios mais antigos pela reforma, foram criadas regras de transição e novos requisitos de idade  mínima.

As regras de transição e os requisitos da idade mínima não foram pontos positivos e infelizmente vai prejudicar milhares brasileiros.

Requisitos homem e mulher

Estes requisitos vão depender do grau de risco da atividade especial, sendo assim existem 3 possibilidades:

• 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial de menor risco.
  • 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial de médio risco.
  • 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial de maior risco.

Valor do Benefício depois da Reforma

A regra do cálculo da Aposentadoria Especial não foram positivas, o valor deste benefício vai funcionar da seguinte maneira:

• Será feita a média de todos os seus salários, a partir de julho de 1994 ou de quando você começou a contribuir;
  • Desta média você receberá 60% + 2% ao ano acima de 20 anos de atividade especial para os homens e acima de 15 anos de atividade especial para as mulheres;
  • Para quem trabalha em minas subterrâneas, o acréscimo de 2% ao ano de atividade especial será acima de 15 anos de atividade especial para os homens e mulheres.

Entenda o impacto negativo que essa nova regra trouxe para o cálculo da aposentadoria especial

Supondo que beatriz exerceu suas atividades laborais exposta a calor excessivo por 28 anos, de acordo com as novas regras da Reforma: A média de todos os salários dela foi de R$ 4.100,00.

O valor que Beatriz vai receber será de 60% + 26% (2% x 13 anos de atividade especial) = 86% de R$ 4.100,00. Portanto ela receberá R$ 3.526,00 de aposentadoria especial.

A diferença neste novo cálculo é que o INSS leva em consideração a média de todos os seus salários, inclusive aqueles mais baixos.

Antes da reforma era considerado 80% dos maiores salários e só.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira