INSS: Aposentadoria para pessoas de baixa renda

0

Existe algum tipo de aposentadoria para as pessoas que têm baixa renda? No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira! 

O que é INSS? 

INSS “Instituto Nacional do Seguro Social” ( Órgão do Ministério da Previdência Social) , este é responsável por efetuar pagamentos das aposentadorias e outros tipos de benefícios dos trabalhadores brasileiros que fizeram suas  contribuições em dia para a Previdência Social. 

O que é aposentadoria? 

A aposentadoria é um benefício pago para os cidadãos que fizeram suas contribuições  em dia, durante sua vida laboral e que já tenham cumprido os requisitos, como idade, tempo de contribuição, entre outros, isto vai depender do tipo de categoria escolhida.

fonte: google
fonte: google

CadÚnico 

O CadÚnico é um programa do governo que dá ao cidadão o acesso de vários benefícios às famílias de baixa renda.

Com isto os cidadãos que têm baixa renda poderá fazer o cadastro neste sistema, com isto o mesmo pagará por mês uma alíquota reduzida de 5% sobre o salário mínimo. 

Qualquer pessoa pode participar do programa? 

O mesmo é para os cidadãos que não trabalham fora e precisa prover o sustento a famílias de baixa renda, com os recolhimentos em dia, elas poderão ter direito a benefícios previdenciários, sendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros. 

Para isto, o cidadão deve procurar a sede da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira