Muitos cidadãos brasileiros reclamam da enorme dificuldade em solicitar aposentadoria pelo site do INSS e da longa espera em filas nas agências da Previdência Social.

Saiba que é possivel solicitar aposentadoria pelo site sem sair de casa

Desde 2017 o INSS começou a implantar procedimentos para melhorar este atendimento e pretende digitalizar todos os seus serviços previdenciários até 2020.

Sendo assim, os segurados que necessitem de algum serviço do INSS poderão ser atendidos através de canais digitais e eletrônicos, como, por exemplo, o aplicativo do INSS para smartphones, o site Meu INSS ou o telefone oficial do INSS (135).

Desta forma, a ideia é que o cidadão só precise comparecer às agências do INSS nos casos em que a sua solicitação tenha uma exigência a ser cumprida, como a necessidade de complementar alguma documentação ou para passar por perícia médica antes da concessão do benefício solicitado.

Dentro deste contexto, é interesse saber que atualmente os benefícios da aposentadoria por idade urbana ou aposentadoria por tempo de contribuição já podem ser solicitados à distância através do site “Meu INSS”, não sendo necessário comparecer presencialmente em uma das agências do INSS para isto.

Como utilizar o site do INSS para consultar aposentadoria?

Para solicitar a sua aposentadoria por idade ou tempo de contribuição ou consultar o andamento do seu processo através do site do INSS, basta seguir o procedimento descrito abaixo:

  • Acesse o site do Meu INSSinss.gov.br
  • Caso seja o primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro e definir uma senha inicial.

Este cadastro pode ser feito de três maneiras diferentes, a saber:

  • Cadastro online através do próprio site do INSS

O cidadão precisará clicar em “Entrar” no campo superior direito, informar o número do seu CPF e, por medidas de segurança, responder corretamente algumas perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.

Após este procedimento, o cidadão poderá definir uma senha para fazer o login no site e ter acesso aos diversos serviços disponíveis nesta plataforma digital.

  • Agências do INSS

O cidadão pode se dirigir pessoalmente até uma das agências do INSS e solicitar a senha provisória para acesso ao Meu INSS.

Ressaltamos que no primeiro acesso será necessário trocar esta senha provisória recebida na agência por uma senha definitiva.

  • Internet banking dos bancos credenciados

Os seguintes bancos são credenciados para fornecer a senha inicial de acesso ao site do Meu INSS: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicredi.

Em caso de dificuldades para conseguir a senha no seu internet banking, recomendamos que entre em contato com a Central de Atendimento do banco ou fale diretamente com o seu gerente.

  • De posse da senha de acesso, basta o cidadão clicar no ícone “Aposentadorias Urbanas” na barra lateral esquerda e selecionar o seu benefício: aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição.

Clicando no benefício pretendido serão apresentadas diversas informações e a lista de documentos que devem ser digitalizados e enviados através desta plataforma digital.

Após ler todas as informações disponíveis, basta clicar em “selecionar” para dar prosseguimento ao pedido e enviar a sua documentação.

Se o sistema identificar que você não possui direito ao benefício, será mostrada automaticamente uma mensagem informando as razões pelas quais você não pode solicitar a aposentadoria.

Nestes casos, se você acredita que existe um erro no sistema em negar o seu pedido do benefício, é importante ter o apoio de um advogado especializado em assuntos previdenciários para receber a melhor orientação.

Algumas questões previdenciárias são complexas e só conseguem ser resolvidas com o apoio de profissionais competentes.

Portanto, antes de encaminhar sua aposentadoria, recomendamos que consulte um advogado previdenciário para uma análise personalizada da sua situação. Você pode consultar e até mesmo contratar um advogado online, mantendo a praticidade que o INSS forneceu, mesmo se precisar ingressar na justiça.



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Conteúdo original Koetz Advocacia