INSS aprimora atividades à distância em razão das restrições da pandemia

0

Diante das restrições em enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve que fechar as portas e suspender os atendimentos presenciais há alguns meses.

Por outro lado, a medida serviu resultou no aprimoramento das atividades à distância, através da disponibilização de novos canais de comunicação. 

Agora, os segurados podem contar com uma nova opção para fazer a entrega dos documentos que restam, para que a análise dos requerimentos seja efetivada.

Apesar da prática do atendimento remoto estar em vigor desde o mês de março, a novidade se trata da Exigência Expressa, que teve início em julho em São Paulo e está se expandindo para todo o país. 

Passo a passo

Funcionários do instituto instalaram urnas na entrada das agências, onde o segurado pode depositar cópias dos documentos solicitados pelo INSS.

Entretanto, para garantir a entrega dos documentos, é necessário agendar um horário através do telefone 135, pelo site ou no aplicativo Meu INSS.

Para isso, basta possuir o número do protocolo do benefício em análise, nome e cpf da pessoa que depositará o envelope na urna.

Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o cidadão precisa preencher um formulário de autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações, além de incluir o formulário e os documentos solicitados em envelope que deverá ser lacrado e identificado no exterior, contendo dados como o nome e endereço completos, cpf, telefone (ainda que somente para recados), e-mail (se tiver) e o número do protocolo do agendamento.

Fornecidas todas as informações, resta ao segurado depositar o envelope em urnas posicionadas nas portas das agências.

Estas, ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

De acordo com o instituto, os requerimentos para antecipação do auxílio-doença são um caso à parte, não sendo possível realizá-lo através do procedimento informado.

Neste caso, é necessário anexar os documentos através do Meu INSS. 

meu inss

É importante ressaltar que, os documentos originais não serão aceitos, somente as cópias, lembrando que não há a necessidade de autenticação em cartório.

Por outro lado, é extremamente necessário que as informações dispostas nos documentos estejam legíveis e sem rasuras.

A autenticação só é obrigatória quando é exigido do segurado, a apresentação no intuito de recebimento do benefício. 

Os documentos depositados na urna serão escaneados e inseridos no sistema.

Assim, será possível que os servidores do INSS possam dar continuidade no processo.

Entretanto, para que a análise seja concluída, é imprescindível que o segurado tenha fornecido todas as cópias dos documentos solicitados.

Para acompanhar o andamento do processo, basta acessar o aplicativo Meu INSS, ou ligar no 135. 

Exigência Expressa

A Exigência Expressa já está disponível em 803 municípios, sendo 215 em São Paulo, 158 na Região Sul e 430 no Nordeste.

Nas regiões Sul e Nordeste, o serviço está ativo em 588 cidades, incluindo 11 capitais: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Apelidado de drive thru do INSS, o novo sistema se espalhou pelo interior e chegou também a outros importantes centros urbanos das duas regiões, como Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Mossoró (RN), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Ponta Grossa (PR) e Vitória da Conquista (BA).

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.