INSS: Autodeclaração do Segurado Especial.

0

No artigo de hoje vou explicar um pouco mais sobre a autodeclaração do Segurado Especial, se você se encaixa nesta categoria, continue conosco e tire suas dúvidas.

O que é Segurado especial? 

Este é o trabalhador rural que exerce suas atividades laborais de maneira individual, ou em regime de economia familiar,  este cidadão tira o sustento próprio ou de sua família a partir desta atividade. 

Resumindo, este cidadão, com a sua família tem que sobreviver da sua própria produção rural, sem a finalidade de comércio ou turismo.

O segurado especial, se encaixa nessas categorias: 

  1. Pescadores Rurais;
  2. Seringueiro;
  3. Pescadores;
  4. Extrativista Vegetal.

Autodeclaração 

Esta documentação é primordial para o cidadão que quer aposentar nesta categoria. É disponibilizado pelo INSS, o anexo da autodeclaração, que está incluído nessas quatro categorias que eu citei acima.

Em cada uma delas, possui o seu anexo para preenchimento, em algumas situações não são necessários o preenchimento da autodeclaração, se as informações necessárias estiverem  registradas na carteira de trabalho, já será o suficiente para a comprovação do tempo de contribuição.

Como é feito o acesso da Autodeclaração? 

O mesmo ocorrerá de maneira automática, pois, caso você fizer o envio das suas documentações e o preenchimento de todas as suas informações, caso não tenha constado nada na sua carteira de trabalho, o INSS mandará em resposta, tudo no requerimento que você solicitou. 

O próprio INSS manda os anexos para serem lidos e preenchidos, logo em seguida você preencherá as informações e entrega o documento para a aprovação da previdência.

aposentadoria rural

Regime de Economia Familiar 

Esta categoria se encaixa quando o segurado passou a trabalhar no campo com a própria família, o  mesmo deverá constar no ato da solicitação da aposentadoria. 

Conclusão 

É muito importante  que as informações prestadas para o INSS sejam claras e objetivas, em caso de dúvidas, o segurado poderá entrar em contato com o atendente do INSS, pelo telefone 135.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.