INSS: Como escolher o melhor benefício?

0

Todo cidadão almeja ter uma boa aposentadoria para viver a nova etapa de vida com tranquilidade e nada mais que justo depois de anos de trabalho ter uma recompensa justa. 

Mas para ter tranquilidade em relação a isto é primordial que haja um planejamento de aposentadoria, pois, não basta apenas fazer os recolhimentos para o INSS, é necessário tirar um tempo e se dedicar para cuidar do seu futuro. No conteúdo de hoje vamos apresentar algumas dicas para você começar a planejar a sua aposentadoria. Acompanhe.

Planejamento de Aposentadoria 

Com este planejamento o cidadão terá uma visão ampla sobre o tempo que falta para se aposentar, o valor que a categoria escolhida vai te oferecer, isso é muito importante para garantir seu benefício e o principal você saberá qual a melhor categoria se encaixa para você. 

INSS 

O “Instituto Nacional do Seguro Social” funciona como uma espécie de seguradora, os trabalhadores pagam durante a sua vida laboral, para depois fazer jus aos benefícios. Portanto, quando você investe em um seguro, logo é necessário entender quais são as vantagens que este seguro irá te trazer. 

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

 O que é necessário para fazer um planejamento? 

São vários tipos de aposentadorias que o INSS oferece para os seus segurados, para que o segurado faça jus a este benefício é necessário que ele cumpra uma série de requisitos. 

Logo é importante que você conheça todas as categorias que existem no INSS. Veja!

  1. Aposentadoria especial;
  2. Aposentadoria por invalidez;
  3. Aposentadoria por tempo de contribuição;
  4. Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  5. Aposentadoria por idade. 

No momento que você tem esta visão sobre as aposentadorias, juntamente com os requisitos, você poderá  escolher a categoria que mais se encaixa com o seu perfil e claro que atenderá às suas necessidades.

Qual a melhor idade para começar a planejar a aposentadoria?

Quando se fala em aposentadoria, não é estipulada uma idade mínima para começar a fazer o planejamento, é interessante sempre fazer suas contribuições em dia, desde o início das suas atividades laborais. Podendo ser aos 30 anos, 40, o quanto antes melhor para você evitar prejuízos no futuro. 

Conclusão 

É necessário que você esteja atento a alguns pontos, como a alteração na legislação, pois, com a reforma foram alterados muitos requisitos, na idade, tempo de contribuição, por isso é necessário fazer uma análise. 

Com base no nosso texto, com o planejamento você poderá evitar muitos prejuízos, com ele você terá uma visão ampla de qual é o  melhor é a melhor categoria para você e o melhor momento para requerer o benefício.  

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.