INSS: Como evitar perdas em sua aposentadoria

A reforma mudou o cálculo para a aposentadoria, sendo exigida a idade mínima

0

A aposentadoria é um direito do trabalhador que contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Muitas pessoas estão chegando no momento de se aposentar, no entanto, com a Reforma da Previdência não sabem mais o tempo certo de solicitar.

Na verdade, a reforma dificultou o acesso à aposentadoria, principalmente para quem começou a trabalhar após sua aprovação. Para os que já trabalhavam antes da reforma, há pelo menos dez anos, podem se aposentar, no entanto, precisarão evitar perdas.

Foto: José Paulo Lacerda
Foto José Paulo Lacerda

Uma das mudanças que mexeu com os que desejam se aposentar, foi a exigência da idade mínima, que passou a ser exigida também para a aposentadoria especial. Agora ficou mais difícil se aposentar antes dos 60 anos.

Antes não havia a exigência da idade mínima para a aposentadoria especial. Era possível que já estivesse trabalhando ha 25 anos em uma atividade especial se aposentar recebendo o valor integral.

No entanto, a reforma mudou o cálculo para a aposentadoria, sendo exigida a idade mínima de 60 anos para a aposentadoria especial. Para quem vai se aposentar por idade, cumprirá também a regra: as mulheres se aposentam aos 62 anos e os homens aos 65. Mas, o que deu “um nó na cabeça” dos trabalhadores foi o fim da aposentadoria por tempo de contribuição.

O que dificultou a vida de quem começou a trabalhar após a Reforma da Previdência que vai ter muita dificuldade para conquistar um bom benefício de aposentadoria. Para quem trabalhava antes da reforma ainda pode ter uma boa aposentadoria.

A reforma trouxe as regras de transição que pode ajudar você a conquistar um benefício melhor. Sendo possível você converter o tempo especial em comum, para quem trabalhou até 12 de novembro de 2019.

Evite perdas em sua aposentadoria

Então fique atento para não ter perdas em sua aposentadoria, sabendo que hoje existe a aposentadoria especial (com regra de transição), a regra para aposentadoria por idade, mais 5 regras de transição. Lembrando que também é possível se aposentar em casos de direito adquirido, que só é válido para as pessoas que trabalhavam antes da Reforma da Previdência.

Por isso, qualquer dificuldade em conseguir sua aposentadoria após a Reforma da Previdência, peça ajuda a um advogado especialista nas regras da Previdência Social.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.