INSS: Como saber o resultado da perícia médica?

0

Antigamente para o segurado ter este resultado da perícia, demorava cerca de 20 dias, atualmente este cenário mudou, o segurado que passa por uma perícia médica, tem o resultado no mesmo dia. No artigo de hoje vamos esclarecer como consultar o resultado da perícia do INSS. Continue conosco e entenda. 

O que é Perícia médica do INSS?

Este procedimento é realizado por um médico habilitado do INSS, o mesmo é obrigatório, com a finalidade atestar a existência de doença que torna o segurado incapacitado de exercer suas atividades laborais, podendo ser uma incapacidade temporária ou permanente. 

A perícia médica, geralmente é para requerer os seguintes benefícios: 

  1. Auxílio-acidente;
  2. Auxílio-doença;
  3. Aposentadoria por invalidez.

Auxílio-Acidente 

A perícia neste caso, é realizada para atestar se o acidente causado impossibilita o segurado de exercer suas atividades laborais, temporariamente ou permanentemente.

Auxílio-doença 

Neste o trabalhador precisa estar incapacitado temporariamente por mais de 15 dias, logo também é feito a perícia médica para atestar tal incapacidade. 

Aposentadoria por invalidez 

Esta situação é um pouco mais delicada, pois se trata de uma incapacidade permanente, onde o segurado não consegue retornar às suas atividades laborais, nesta também é feita a perícia médica para atestar tal incapacidade. 

Aconselhamos em primeiro momento que o segurado entre com o pedido do auxílio-doença,  pois a concessão da aposentadoria por invalidez é mais difícil de ser concedida, contudo, com o segurado entrando com o pedido do auxílio-doença, se o médico perito atestar que o mesmo não teve melhora, ele poderá ser enquadrado na aposentadoria por invalidez. 

Resultado da perícia médica 

São duas maneiras que o segurado pode consultar o resultado da sua perícia médica:

  1. Através da central de atendimento 135;
  2. Pela ‘internet’.

O resultado estará disponível no mesmo dia em que o segurado realizou a perícia médica, a partir das 21h. 

Designed by @jcomp / freepik
Designed by @jcomp / freepik

Pelo telefone 

Se o segurado escolher esta opção, é necessário ligar para a Central 135, para isso você deverá apresentar os seguintes dados: 

  1. CPF;
  2. Número do benefício;
  3. Nome completo;
  4. Data de nascimento. 

Assim que o segurado informar esses dados, ele terá o resultado da perícia médica. 

Resultado pela ‘internet’ 

  • Nesta opção, é necessário que o segurado acesse Meu INSS, sendo necessário ter cadastro na plataforma;
  • Se você não tem cadastro na plataforma, no Meu INSS tem a seguinte opção “Como fazer o cadastro no Meu INSS”;
  • Para o auxílio-doença, também é necessário acessar o site do Meu INSS, no menu à esquerda, clique na opção“ Resultado de Requerimento/ Benefício por incapacidade”;
  • Em seguida aparecerá uma página com o número do benefício, a espécie e a situação, agora basta escolher a opção desejada;

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.