INSS concederá aumento de 25% a mais na aposentadoria por Invalidez

0

Foi anunciado um aumento em 25% no valor da aposentadoria de alguns beneficiários. Porém, a alteração só será aplicada em alguns casos de aposentados por invalidez.

A mudança está no auxílio-acompanhante, conforme informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O adicional tem o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.

Quem recebe o benefício deve estar incapacitado para realizar atividades laborativas. Sendo assim, tendo a necessidade de um acompanhante, o responsável pela ajuda poderá ser alguém da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro(a) ou contratado.

Como solicitar o aumento

O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Mas, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

As agências do INSS já estão atendendo de forma presencial, porém, só está atendendo quem já estava agendado antes da pandemia. A autarquia ainda não está realizando perícia médica, por falta de entendimento dos médicos peritos com o INSS, referente a segurança no trabalho.

Para realizar o pedido será necessário os seguintes documentos, CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.

Edição Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil