INSS: Crédito consignado com limite maior; Como solicitar

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que os aposentados e pensionistas poderão solicitar empréstimo consignado com limite maior.

Sendo ampliado de 30% para 35%. O Instituto de Estudos Previdenciários (leprevi), através de dados, mostra que o valor do crédito pode aumentar quase 15%.

Sendo possível que o segurado faça até nove contratos de empréstimo pessoal. O percentual de juros será de no mínimo 1,8%, com prazo de até 84 meses para pagamento, ou seja, em sete anos.

Todas as instituições financeiras estão oferecendo o consignado com a nova margem, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Esse limite maior terá valide até o dia 31 de dezembro de 2020, quando terminará o estado de calamidade pública decretado pelo governo.

Empréstimo com limite maior

Os segurados do INSS podem comprometer até 35% da renda com empréstimo pessoal. Antes o limite era de 30%. A margem consignável para cartão de crédito permaneceu a mesma, 5%.

Os aposentados e pensionistas que quiserem contratar o empréstimo consignado poderão verificar quanto da renda já foi comprometida, e o valor do crédito que ainda tem direito para solicitar.

Para ter essas informações, bastará consultar o “Extrato de Empréstimo Consignado” no site ou no aplicativo Meu INSS. E você saberá a quantia que estará disponível.

Atenção

Quem utilizar toda a margem disponível não poderá fazer novos empréstimos até quitar pelo menos uma das dívidas.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil