INSS: Direitos para mulheres que sofrem depressão pós-parto

0

Todo cidadão que precisa requerer algum tipo de benefício, precisa cumprir os requisitos exigidos pelo INSS, um deles é o tempo mínimo de contribuição.

Continue conosco e entenda mais sobre o assunto. 

Quais são os tipos de benefícios do INSS?

  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte, dentre vários outros tipos.

INSS

O INSS é responsável por amparar financeiramente os segurados que precisam se afastar das suas atividades por tempo indeterminado ou por algum tempo determinado. 

Seja por alguma doença, ou algum acidente, com isto, muitas pessoas se perguntam, a mulher que sofre de depressão pós parto pode requerer algum benefício do INSS? No texto abaixo vou explicar um pouco mais sobre este assunto. 

O que é depressão pós parto?

A depressão pós-parto é caracterizada por uma tristeza profunda, desespero e falta de esperança, esse sintoma ocorre logo após o parto, é raro isto acontecer, mas quando ocorre ela pode evoluir para um quadro mais agressivo. 

Mães que sofrem de depressão pós-parto, podem ter direitos previdenciários?

Como eu já esclareci acima, o cidadão que precisa se afastar de suas atividades laborais e o mesmo cumpre com seus requisitos, poderá fazer jus à benefícios previdenciários em momentos em que o mesmo precise afastar de suas atividades laborais.

Ressaltando que existem dois tipos de incapacidade, a temporária e a permanente, caso a mãe for atestada com a incapacidade total e permanente ela poderá fazer jus a aposentadoria por invalidez, se for atestada com incapacidade temporária a mesma poderá receber auxílio-doença.

Designed by @alexander_safonov / freepik
Designed by @alexander_safonov / freepik

Portanto quando a mãe se encontra nesta situação, aconselhamos a ela entrar primeiramente com o pedido do auxílio-doença, pois, a aposentadoria por invalidez é mais difícil de conseguir, por se tratar de um valor maior, contudo se mesmo depois de ser concedida ao auxílio-doença e a incapacidade dela se agravar, a mesma poderá requerer a aposentadoria  por invalidez, lembrando que é todo um processo,  sendo necessário passar por uma perícia médica para atestar a gravidade do problema. 

Salário-maternidade e licença-maternidade são a mesma coisa?

  • Salário-maternidade: É o valor recebido durante o período de licença;
  • Licença-maternidade: É o período de afastamento das atividades laborais. 

Quem pode requerer o salário-maternidade?

  • Cônjuge ou companheiro, em caso de morte da segurada;
  • Desempregadas empregadas domésticas trabalhadoras rurais;
  • Contribuintes individuais, facultativas, MEIs;
  • Trabalhadoras com carteira assinada.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo escrito por Laís Oliveira