INSS divulga calendário de prova de vida para aposentados

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, nesta sexta-feira (26), o calendário de retomada da Prova de Vida de aposentados e pensionistas, a partir de maio, quando volta a ser obrigatório o recadastramento dos beneficiários nas agências bancárias. O comparecimento aos bancos, no entanto, deverá ser feito de forma escalonada, para evitar aglomerações.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O INSS informa que, a ida aos bancos deverá considerar o mês em que a última atualização cadastral foi feita. Os aposentados e pensionistas deverão fazer a prova de vida de maio a novembro de 2021, de acordo com cada grupo.

No dia 23 de fevereiro, o INSS anunciou que aposentados e pensionistas que não fizeram a parva de vida entre março de 2020 e abril deste ano não terão seus benefícios bloqueados. No entanto, devem ficar atentos agora ao calendário de retomada. Se não fizerem a prova de vida, terão os benefícios bloqueados.

CONFIRA O CALENDÁRIO

Tabela Ministério da economia

Para quem mora fora do país

Para os segurados que moram em outros países, deverão fazer a comprovação de vida perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ou por intermédio do preenchimento do “Formulário Específico de Atestado de Vida para Comprovação perante o INSS”, assinado na presença de um notário público local e apostilado pelos órgãos designados em cada país, para aqueles que moram em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – Jornalista do Jornal Contábil