INSS: É possível recuperar meu benefício que foi cortado?

0

No Brasil é comum ver tantas fraudes acontecendo principalmente no que está relacionado à dinheiro público e, para facilitar certos processos, de tempos em tempos a Previdência Social faz um pente fino em cada benefício do INSS

Qual objetivo do INSS?

O objetivo é único: identificar pagamentos após óbitos que por alguma falha estejam sendo feitos de maneira irregular para representantes legais e demais danos contra o sistema. 

Infelizmente as falhas são mais comuns do que gostaríamos, isso implica em um transtorno enorme para os beneficiários que estão recebendo o benefício de forma legal e de repente são pegos pela surpresa de um cancelamento. 

Portanto se você beneficiário estiver passando por este problema, nós preparamos esta matéria que vai te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o que deve ser feito.

Pois pode ser possível reverter a decisão do INSS e neste artigo vamos mostrar como. 

Revisão INSS 

Esta revisão tem o objetivo de promover uma redução na concessão de Aposentadoria por Invalidez, Auxílio Doença, BPC-LOAS, Auxílio Reclusão, Aposentadorias em geral e Pensão por Morte. 

De acordo com o INSS somente no primeiro trimestre de 2020, mais de 300 mil segurados foram convocados, este tipo de chamado pode ocorrer de várias formas, através do banco onde o cidadão recebe o benefício, de e-mail ou carta via Correios, por isso esteja atento aos seus dados atualizados no cadastro. 

É necessário estar atento aos prazos 

Quando ocorre uma chamada do INSS e o segurado não se apresenta o problema pode ser ainda maior, pois, para recorrer de uma suspensão de benefício há um período de tolerância correspondente a 30 dias. 

Logo que comparecer na agência dentro do prazo estipulado pelo instituto, um recurso administrativo será aberto a partir de uma defesa, se caso o INSS julgá-la insuficiente ou improcedente, a Previdência Social terá total liberdade para suspender o pagamento de vez. 

Qual o tempo que o INSS tem para apresentar uma resposta?

Por Lei são 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias, mas esse prazo de espera pode ser bem maior, se o prazo de espera ultrapassar o limite estipulado por lei, o segurado pode recorrer na justiça e poderá receber os atrasados.

Perícia médica conta dentro deste tempo limite? 

Se para o seu benefício ser concedido for preciso fazer uma perícia médica, é necessário que esteja atento e entre em contato com o órgão, através do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, para agendá-la o mais brevemente possível. 

Qual a forma mais rápida e segura de reaver meu benefício? 

Recuperar seu benefício do INSS na justiça é a maneira mais rápida e menos desgastante.

É necessário que tenha em mãos suas documentações, dados e laudos médicos (se for necessário) à mão e atualizados.

Pois a quantidade de pessoas que decidiram recorrer é enorme. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira