No texto de hoje vamos abordar um assunto muito importante para os brasileiros, pois, é bastante comum ver pessoas que sofrem de problemas de pressão alta a famosa Hipertensão, os brasileiros vêm questionando se ser Hipertenso dá o direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Se você teve o diagnóstico de Hipertensão continue lendo nosso texto para saber um pouco mais sobre este assunto, pois, existem algumas informações referente ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para hipertensos que é importante você começar a entender.

O QUE É HIPERTENSÃO?

Primeiramente vamos explicar a Hipertensão que é conhecida popularmente por pressão alta, que é caracterizada pela força com a qual o sangue bate contra paredes das artérias do corpo.

A pessoa que tem pressão alta geralmente quando vai aferir é acima de 14/9, existem casos onde a pressão arterial pode ultrapassar o número de 18/12, quando a pessoa chega nesse estado é considerado extremamente grave e é preciso urgência.

 A HIPERTENSÃO APRESENTA SINTOMAS?

O paciente com pressão alta não apresenta sintomas graves, mas pode fazer com que cause acidentes vasculares ou até doenças cardíacas em maior grau.

O QUE CAUSA A HIPERTENSÃO?

A Hipertensão é uma das doenças mais silenciosas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, que também é conhecida como “Pressão Alta”

A causa da hipertensão é a resistência da parede dos vasos sanguíneos que obriga o coração a usar uma força maior no bombeamento de sangue para as artérias. Esse processo é natural, mas existem alguns fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.

AUXÍLIO-DOENÇA PARA HIPERTENSÃO

Auxílio doença é um dos benefícios do INSS que facilita o segurado a ter o tratamento e a recuperação adequada para conseguir voltar às atividades de trabalho.

COMO DEVE SER USADO ESSE BENEFÍCIO?

O benefício é temporário para que o segurado continue ganhando um determinado valor enquanto está incapacitado de trabalhar, seja por acidente ou alguma doença.

SOU HIPERTENSO POSSO TER DIREITO AO AUXÍLIO-DOENÇA ?

A previdência social não libera auxílio-doença para hipertenso pois, a Hipertensão não compromete a rotina de um indivíduo para o trabalho, mas se caso o paciente hipertenso ter que passar por algum período de tratamento específico onde o perito do INSS entenda que ele não pode continuar trabalhando, o INSS entendeu que aquele trabalhador está incapacitado temporariamente.

Existem casos onde a hipertensão pode levar o paciente a desenvolver problemas no coração que podem precisar de procedimentos cirúrgicos.

Um Exemplo: Um trabalhador que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) diante dessa situação se tiver sequelas ele não poderá desenvolver as atividades de trabalho por um tempo. (Dependendo da sequela)

SOU HIPERTENSO POSSO SOLICITAR A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ? 

A pressão alta não impede o trabalhador a exercer sua vida laboral  normal, porém, em  certas situações a resposta é  DEPENDE, pois, caso a pessoa tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência deste AVC a pessoa fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral, neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez, sendo assim ele passará por uma perícia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício. 

VEJA UM EXEMPLO:

Senhor Edson sofreu um AVC e em decorrência disto ele ficou com uma sequela, paralisou toda a parte esquerda do seu corpo, neste exemplo não tem como o senhor Edson  voltar a exercer suas atividades laborais, logo ele poderá requerer a aposentadoria por invalidez.

É PRECISO TER TEMPO DE CARÊNCIA?

Em casos graves o INSS isenta o trabalhador de apresentar essa contribuição, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA?

Primeiramente o mais importante é os documentos médicos referente ao tratamento ou internação, como laudos, exames, atestados e relatórios, além de passar pelo perito da previdência.

Lembre-se todos os documentos médicos que você fornecer ao perito irá facilitar a concessão e logo começará a receber o benefício, pois, como todos sabem é comum os médicos designados pelo INSS não tenham formação específica.

ONDE POSSO MARCAR ESTA PERÍCIA?

Para você marcar o perito da previdência, basta agendar o horário através da internet MEU INSS ou ligue 135

CONCLUINDO

A Hipertensão é um problema que atinge milhares de brasileiros, é preciso cuidado com a saúde e ficar atento aos sintomas, é primordial fazer alguma atividade física, ter uma alimentação saudável, e fique sempre atento nos direitos que você pode ter quando o inesperado acontecer.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.