INSS: idade mínima para se aposentar em 2023

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) exige uma idade mínima para o trabalhador (a) se aposentar. As novas regras vieram com a promulgação da Reforma da Previdência em 13 de novembro de 2019.

Aposentadoria por idade

A lei exige que a pessoa atinja uma idade mínima para poder se aposentar pelo o INSS. Antes da reforma, era possível se aposentar sem uma idade mínima, neste caso, a exigência ficava por conta do tempo de contribuição para ter direito ao benefício. Sendo necessário, o homem ter 35 anos de contribuição e a mulher 30 anos.

Com a chegada da reforma, o segurado para se aposentar pelo tempo mínimo de contribuição, precisará estar com a idade mínima exigida para ter direito a aposentadoria.

Regra de transição na aposentadoria para 2023

Idade mínima

Para poder se aposentar em 2023, será necessário cumprir a regra de transição, e observar os seguintes requisitos:

Mulheres: 58 anos de idade e 30 anos de contribuição

Homens: 63 anos de idade e 35 anos de contribuição.

Regra da idade mínima progressiva

Para que o segurado possa se aposentar usando a regra de transição em 2023 será necessário estar cumprindo os seguintes requisitos:

As mulheres deverão estar com 58 anos de idade e ter uma contribuição junto ao INSS de 30 anos.

Os homens deverão estar com 63 anos de idade e ter contribuído junto ao INSS por 35 anos.

Como a regra é progressiva, será acrescentado seis meses a cada ano até que:

Chegue aos 62 anos para as mulheres em 2031;

Chegue aos 65 anos para os homens em 2027.  

Regra para aposentadoria por idade

Para que você se aposente por idade, será necessário, no caso dos homens, ter a idade de 65 anos. Para as mulheres, a idade mínima sobe seis meses por ano. No entanto, em 2023, a idade mínima para elas terem direito ao benefício ficará fixada em 62 anos . 

Neste caso, para se aposentar por idade em 2023, a mulher precisará estar com 62 anos e ter pelo menos contribuído junto ao INSS por 15 anos. Já os homens precisará ter a idade de 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Regra por pontos

Em 2023, os segurados poderão se aposentar usando a regra de transição por pontos. Para isso, será necessário somar a idade com o tempo de contribuição:

  • 90 pontos para mulheres, sendo necessário ter, ao menos, 30 anos de contribuição
  • 100 pontos para homens, sendo necessário ter, ao menos, 35 anos de contribuição
  • No caso da regra por pontos, a mesma subirá todos os anos até que:
  • Em 2033 serão exigidos 100 pontos para as mulheres
  • Em 2028 serão exigidos 105 pontos para os homens.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.