INSS inicia atendimento de perícias online

0

Na matéria de hoje vamos explicar sobre o atendimento online do INSS que começou ontem segunda-feira, 16, já adiantamos que os funcionários devem procurar o RH das empresas em que trabalham para saber se elas estão no projeto do INSS. 

Projeto do INSS 

As perícias do INSS já começaram a ser online desde ontem segunda-feira, 16.

Este projeto tem o objetivo de reduzir as filas provocadas pela pandemia de coronavírus. 

Os funcionários que precisam realizar a perícia médica do INSS devem entrar em contato com o RH da empresa que exerce suas atividades para saber se a firma participa do projeto de telemedicina do INSS. 

Se a empresa participar deste projeto, logo ela terá que contratar um médico para acompanhar a perícia virtual. 

Perícia online 

O primeiro passo é o beneficiário concordar com o procedimento de perícia online, logo o médico representante da empresa deverá realizar todos os testes indicados pelo perito médico federal e responder a questões. 

Ressaltando que ele não poderá interferir nas questões do médico federal feitas diretamente ao trabalhador consultado. 

INSS

Depois deste procedimento o perito poderá conceder tal benefício ou não, ele poderá também pedir que o funcionário compareça a uma agência do INSS. 

Projeto piloto

Este projeto vai até o dia 31 de janeiro de 2021, esses atendimentos à distância serão como experiência piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina. 

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho 

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a experiência piloto foi aperfeiçoado para dar segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais. 

Os mesmo foram autorizados a realizar perícias médicas por telemedicina, via internet, durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Esta medida foi tomada em cumprimento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira