INSS liberou pagamento de diferença das antecipações do auxílio-doença

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), para alguns segurados até o dia 31 de outubro.

coronavirus

Quem conseguiu a antecipação até essa data começará a receber em janeiro do ano que vem o pagamento das diferenças às quais terão direito.

Dos 1.1 milhão de antecipações, mais de 600 mil segurados terão os seus processos analisados automaticamente e poderão ter acesso a valores referentes à revisão.

Porém, o INSS informou que nen todos os segurados terão direito a essa diferença. Para quem não tem direito, não haverá alteração no valor do benefício após a revisão.

Os que terão direito vão receber em casa uma carta do INSS contendo todas as informações e o total que o Instituto deve. O segurado poderá também realizar uma consulta no site ou aplicativo do Meu INSS.

Quem preferir poderá ligar para a central de atendimento 135, para saber se terá direito à diferença.

Esse pagamento será feito em conta corrente, no caso de segurados que recebem nesta modalidade, direto no caixa do banco ou por saque com cartão magnético.

A diferença tem o cálculo feito com relação ao valor da antecipação, de R$ 1.045. O pagamento é feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, de acordo com o total de parcelas recebidas. Sendo que em setembro, já tinha sido autorizada o pagamento das diferenças de quase 500 mil segurados, que tiveram antecipação dada até 2 de julho.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil