INSS: meu processo está parado, o que preciso fazer?

0

Caso você identifique que o seu requerimento junto ao INSS está parado, existem algumas atitudes que você pode tomar, para dar andamento ao seu processo. 

Isso pode acontecer, pois, quando você toma a decisão de abrir um processo contra o INSS, sem contar com a orientação de um advogado, é possível se deparar com a situação de processo parado e nada ser resolvido. 

No artigo de hoje explicaremos um pouco mais sobre este tema. 

Meu pedido pode estar parado no INSS? 

Várias são as causas que podem fazer com que seu pedido fique parado junto ao INSS, geralmente, isso ocorre porque o pedido não foi concluído, pois, o segurado não realizou a comprovação da sua contribuição. 

Em outras situações o segurado pode ter deixado de atestar a documentação que é precisa, ou até mesmo casos onde a informação apresentada não foi conferida com a existente no órgão.  

Caso você faça parte dessa estatística e a sua solicitação esteja parada junto ao INSS, existem duas ações que você pode executar. 

Como saber se meu processo está parado? 

Aquele segurado que foi notificado para que os documentos sejam apresentados, ou até mesmo as informações adicionais, precisam fazê-lo quanto antes. 

Existem duas formas do segurado te informar através do Portal MEU INSS, ou por mensagem de texto no celular. 

Caso o segurado não possua acesso ao portal, ele  pode ligar no telefone 135 e falar direto com um profissional da agência.

Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

Prazos

Como mencionado anteriormente o seu requerimento pode estar parado, por falta de documentação ou alguma informação. 

É necessário levar a documentação correta até a agência no INSS, para que possa ser possível uma atualização.

Ressaltando que o segurado tem um prazo de 30 dias após o retorno do INSS, para que possa resolver a sua pendência. 

No portal do MEU INSS tem uma modalidade chamada “Cumprimento de exigência” esta opção irá te ajudar a solucionar a sua situação. 

Na situação onde o segurado perde o período estipulado, não é possível dar continuidade a mesma solicitação, ou seja, nesse caso é preciso realizar a abertura de um novo requerimento.  

Como ter acesso ao cumprimento de exigências? 

Neste caso, basta entrar no site ou aplicativo MEU INSS Veja! 

1° Passo: Entre no MEU INSS;

2° Passo: Procure por “Cumprimento de Exigência”;

3° Passo: Quando já estiver na página, irá abrir um relatório com todas as informações da sua solicitação, é através dele que você visualiza qual é a pendência existente.

É de extrema importância que você segurado se atente aos requisitos para a liberação do seu benefício, pois se isso não ocorrer sua solicitação pode não ser concedida ou o processo ficar parado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.