INSS: Motivos que levam a sua aposentadoria ser negada.

0

Todo trabalhador que almeja uma aposentadoria é necessário fazer um planejamento previdenciário, pois, imagine que você faz seus recolhimentos em dia, mas por alguma falha nos requisitos o seu benefício for negado?

Na matéria de hoje vamos esclarecer o que deve ser feito. Acompanhe.

É normal que aconteçam falhas por parte do INSS, no momento de contar os períodos, lembrando que se não houver tempo suficiente, automaticamente seu pedido será negado. 

Por isso é muito importante que o segurado faça um planejamento previdenciário para ter uma visão ampla de qual categoria é melhor e também os requisitos necessários para cumprir de acordo com a categoria escolhida. 

Falta de Recolhimento 

A falta de recolhimento de atividade especial é um dos principais motivos do benefício ser negado, lembrando que nesta categoria o segurado tem a vantagem de se aposentar mais cedo que o tempo estipulado na aposentadoria comum.

Nesta categoria é primordial  a documentação LTCAT e o PPP atualizados. 

Contribuinte Facultativo, benefício negado o que fazer? 

O contribuinte Facultativo é o cidadão que faz seus recolhimentos espontaneamente para o INSS, neste caso se o mesmo deixar de fazer suas contribuições em dia, consequentemente afetará diretamente na concessão do benefício, para resolver é fácil, basta fazer o pagamento de todos os débitos. 

Recolhimento por parte da empresa 

O funcionário empregado pelo regime da CLT é um contribuinte obrigatório, quem faz as contribuições neste caso é a própria empresa que o contratou, sendo descontado na folha de pagamento, se a mesma não cumprir com esta obrigatoriedade, consequentemente o tempo não será registrado, acarretando a não concessão do benefício. 

Para solucionar isto, tenha em mãos a carteira de trabalho ou os contracheques. 

Ressaltando que é fundamental estar com o cadastro CNIS atualizado. 

Conclusão

Com base no nosso texto, podemos concluir que é primordial que o segurado faça seus recolhimentos em dia, estejam atentos às documentações necessárias e se possível faça um planejamento previdenciário, com isso você terá uma visão ampla do que precisa ser feito e evitar dores de cabeça no futuro.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laís Oliveira.