Em novembro do ano passado foi votada e aprovada  a Reforma da Previdência. Com novas regras que estão em vigor para a concessão de aposentadorias pagas pelo INSS

De acordo com a nova regra, o trabalhador poderá optar por três tipos diferentes de transições, que utilizem os critérios de idade mínima, pontos e idade, usando o parâmetro para as concessões. Para todas elas, aconteceu um aumento de seis meses no tempo de contribuição.

VEJA:

Direito de se aposentar usando os novos critérios:

Idade Mínima: válida para quem completar os critérios de concessão ainda este ano. Contribuintes do sexo masculino deverão atingir 61,5 anos e tempo mínimo de contribuição de 35 anos. No caso de contribuintes do sexo feminino, o tempo exigido de contribuição é de 56,5 anos e idade mínima de 30 anos.

reforma
INSS

Idade Mínima para Aposentadoria INSS 2020

Na hora de se aposentar por idade mínima: Levando em conta os novos critérios -- mulheres precisam atingir 60,5 anos e 15 anos de contribuição. Os homens, idade mínima de 65 anos e contribuição de 15 anos.

Aposentadoria por pontos

Usando os novos critérios de concessão, nessa nova regra, calcula-se a somatória da idade mais tempo de contribuição, determinado em 87 pontos para as mulheres e 97 pontos para os homens.

Atrasos nas concessões

Na fila de espera do INSS para a concessão de uma aposentadoria, existem vários contribuintes. Neste casos, poderão solicitar junto ao órgão a correção monetária em razão dos constantes atrasos nas concessões. O número de pedidos devem ultrapassar a 1,7 milhões.

O prazo de análise de um pedido pelo INSS é de 45 dias. Contudo, há registros de concessões que levaram oito meses para serem atendidas. A justificativa na demora tem como base o baixo contingente de funcionários do órgão, responsáveis pelos cálculos, além da demora na implementação de um novo sistema atualizado com as novas regras.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.