INSS: O Auxílio-Doença entra na contagem para a aposentadoria?

0

Hoje vamos esclarecer para os segurados do INSS, se o tempo de gozo do auxílio-doença pode entrar na contagem para a aposentadoria.

Continue conosco e fique por dentro deste assunto. 

O que é Auxílio-doença?

Este é um benefício previdenciário que é pago pelo INSS para os segurados que estão incapaz de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias seguidos, além de ser necessário cumprir 3 requisitos:

Requisitos para requerer o Auxílio-doença 

  • Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual;
  • Cumprimento da carência;
  • Ter qualidade de segurado.

O segurado que precisa requerer o auxílio-doença, ele precisa estar impossibilitado de realizar suas atividades habituais ou seu trabalho atual, não precisar estar incapacitado de toda atividade.

Os requisitos citados acima devem ser apresentados na data de início da incapacidade, o valor do auxílio-doença vai depender das contribuições realizadas pelo segurado no passado.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Tempo de carência do auxílio-doença

Para requerer este benefício é necessário ter no mínimo 12 contribuições mensais. Se o segurado sofrer um acidente de qualquer natureza ou doença profissional ou do trabalho, este período mínimo fica dispensado. 

Agora vamos para o tema principal da nossa matéria. 

Auxílio-doença entra na contagem para aposentadoria? 

É possível sim, pois,  o período do benefício auxílio-doença, poderá ser contado como tempo de contribuição ou para tempo de carência.

OBS: Incapacidade pode ser decorrente de acidente de trabalho.

Portanto, conclui-se que é primordial que haja contribuições antes e após o período de auxílio-doença, ou pela aposentadoria por invalidez.

Mas é importante ressaltar que o INSS não reconhece de forma administrativa, logo é necessário que seja realizado o pedido. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira