INSS: O que fazer quando o resultado da perícia não sair?

As pendências podem ser decorrentes de dados cadastrais, remunerações ou vínculos de emprego incorretos.

As perícias médicas do INSS foram retomadas com a reabertura das agências da autarquia e com isso várias reclamações foram realizadas por causa do atraso da disponibilização dos resultados.

O segurado que solicitou  algum benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez) e não obteve resultados sobre a concessão até às 21h do dia da perícia médica, precisa ficar de olhos bem abertos; pois em algumas situações o pedido entra no procedimento de acerto pós-perícia.

Fique por dentro desse assunto, no artigo que preparamos.

Como o cidadão pode fazer a consulta da sua perícia?

Depois de passar pela perícia médica do INSS, o trabalhador poderá ter acesso ao resultado do exame após às 21h do mesmo dia, basta acessar o site do INSS, aplicativo Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo número 135.

Acompanhe o passo a passo realizado no site:

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça o login;
  • Digite o número do seu CPF e sua senha;
  • Na opção “Serviços em Destaque”, selecione “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
  • Clique em cima da situação do benefício para saber a resposta da solicitação;
  • Um arquivo de PDF será gerado com as informações sobre o seu benefício.

Importante: Para acessar o site do INSS é preciso que o segurado tenha feito o cadastro.

Vale ressaltar, que em alguns casos aparecerá a mensagem “Nenhum benefício foi encontrado para a consulta”, quando isso acontece e o segurado fez a perícia, são grandes as possibilidades de haver alguma pendência no cadastro.

Quais são os procedimentos que o segurado deve fazer quando não existe resultado da perícia médica?

O segurado que fez a perícia médica e não conseguir respostas após as 21h do mesmo dia, deverá ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

O cidadão deverá informar ao atendente que será necessário realizar o acerto pós-perícia e esclarecer o seu caso. Nesse momento o atendente, irá conferir quais são as pendências que precisam ser resolvidas e dará as orientações ao segurado.

Importante: O acerto pós-perícia é voltado aos segurados que fizeram a perícia médica.

Quais são as prováveis pendências que o trabalhador pode ter?

As pendências podem ser decorrentes de dados cadastrais, remunerações ou vínculos de emprego incorretos. Essas informações erradas impedem a finalização do reconhecimento do direito ao benefício.

Importante: Após a solicitação, o acerto pós-perícia deverá ser acompanhado, através da ferramenta Meu INSS, em “Agendamentos/ Solicitações”.

Quais são os prováveis motivos de o resultado da perícia médica não ter saído?

Para que o segurado tenha acesso ao benefício por incapacidade é necessário que ele passe por várias etapas, comprovando sua condição e apresentando vários documentos relacionados ao trabalho e ao tempo de arrecadação. Quando essa documentação não é apresentada, o resultado da perícia pode também não aparecer.

Como o trabalhador pode saber qual é a sua pendência?

Para isso é necessário que o segurado entre em contato com o INSS, para verificar quais são os documentos que ficaram pendentes.

A função do acerto pós-perícia é regularizar pendências do trabalhador antes da concessão do benefício.

Importante: Em alguns casos, o atraso na conclusão desse procedimento faz com que o segurado tenha o benefício deferido, mas quando a decisão é expedida, o benefício já foi encerrado, sem chances de prorrogação.

O que deve ser feito quando o acerto pós-perícia impossibilita a prorrogação do benefício?

Nessa situação, o INSS justifica que como não houve solicitação de prorrogação do benefício dentro de período determinado, existe falta de interesse de agir; mas o segurado não teve tempo para pedir a prorrogação.

O mais indicado a ser feito é um mandado de segurança com a solicitação de liminar para restabelecimento imediato do benefício.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.