INSS: Operação Pente-Fino convoca 902 mil benefícios para serem revistos

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez são os casos mais revisados

Segurados de todo o país estão passando pela chamada Operação Pente-Fino do INSS. Trata-se de uma revisão que a autarquia realiza periodicamente a fim de detectar possíveis fraudes ou pagamentos indevidos de benefícios

Desde o início de agosto, quando teve início a operação, os segurados têm recebido cartas para agendar perícia médica. No total, a estimativa é de que 902 mil benefícios passem por revisão. De acordo com o INSS, 170 mil cartas já foram enviadas. No total 902 mil pessoas serão chamadas em todo país. 

Uma maneira de se evitar problemas e ser chamado pelo INSS, é manter sua documentação e dados pessoais sempre em dia. Mas caso você tenha recebido a carta e precise comparecer, mais que rapidamente procure juntar os documentos que atestem uma incapacidade ao retorno ao trabalho, por exemplo. Para isso, procure o médico que acompanha o seu caso e atualize os documentos e exames. Caso perca  a data da convocação e não realize a perícia médica, o benefício pode ser suspenso.

Geralmente, quem vai passar pela perícia são as pessoas que possuem benefício por incapacidade temporária ou auxílio-doença e os aposentados por invalidez que não tenham feito perícia há mais de dois anos.

Quem receber a correspondência deve cumprir uma série de determinações e tem um prazo de 30 dias para apresentar os documentos que comprovem seu direito ao benefício. Caso contrário, o pagamento será suspenso. Por isso a importância em manter suas informações pessoais atualizadas junto ao INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.