INSS: Pagamento começou no dia 26 sem o 13° salário que ficou para maio

0

O INSS (Instituto Nacional do seguro Social) começou a pagar no dia 26 de abril o pagamento dos beneficiários, que mais uma vez vão ficar sem a antecipação do 13°, a esperança é que o abono natalino seja antecipado no mês que vem.

O que causou o atraso no pagamento do 13° do INSS?

Com a demora na aprovação do Orçamento 2021, o 13° salário que seria antecipado em fevereiro foi adiado. A aprovação só aconteceu em 25 de março, pelo Congresso Nacional.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Orçamento foi enviado para sanção presidencial, no qual, já estava certo a liberação da antecipação do 13º salário.

No entanto, um outro motivo impediu a antecipação do 13° salário do INSS, relativo ao corte de R$ 24,6 bilhões de despesas obrigatórias que iriam para o pagamento de aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e trabalhistas.

Na quinta-feira (22), O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto parcial e bloqueio adicional, a Lei Orçamentária de 2021.

Com a sanção do orçamento definitivo o restante das dotações fica destravada e o governo federal poderá voltar a fazer investimentos e executar programas discricionários – aqueles considerados não obrigatórios por lei.

O que poderá liberar a antecipação do 13° salario do INSS no mês de maio, sendo a primeira parcela paga no 25 e a segunda parcela no dia 25 de junho de 2021.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil