A aposentadoria por invalidez ou por Incapacidade é um benefício concedido às pessoas que não tem condições de trabalhar em virtude de acidente ou doença. A aposentadoria por invalidez é concedida após a constatação da incapacidade permanente, pelo perito do INSS ou judicial.

 Para a manutenção da aposentadoria é necessário que o beneficiário realize perícias bienalmente para ratificar a incapacidade de retornar ao trabalho.

 Atualmente a Lei prevê que não há necessidade de perícia médica, para a manutenção do benefício a partir dos 60 anos.

Aposentadoria Invalidez

 Impende ressaltar que na hipótese citada acima, os beneficiários ainda poderão realizar perícias, todavia as perícia não terão o condão de suspender a aposentadoria, mas apenas:

  • Aumentar em 25% o valor da aposentadoria, caso precise de ajuda (auxílio acompanhante);
  • Atestar sua capacidade ao trabalho, caso o segurado tenha interesse de retornar ao trabalho;
  • Subsdiar autoridade judiciária na concessão de curatela;

 Sendo assim, não restam dúvidas que após os 60 anos a aposentadoria por invalidez torna-se definitiva, não podendo mais ser suspensa e caso ocorra algum erro, pode e deve ser revertido em favor do beneficiário.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



Conteúdo por Valéria Souza Ribeiro Dias