INSS: Quem já se aposentou pode continuar trabalhando?

0

Quando um cidadão cumpre seus requisitos e consegue se aposentar, o mesmo pode continuar trabalhando? Esta é uma dúvida de muitos brasileiros.

No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe.

Muitos brasileiros se aposentam e para completar a renda acabam permanecendo no mercado de trabalho.

Mas o principal problema é que muitos não sabem dos seus direitos e deveres e com isso acabam correndo o risco de perder seu benefício previdenciário.

O aposentado pode exercer suas atividades laborais com carteira assinada? 

A resposta para esta pergunta é “depende”, pois, a uma possibilidade disto acontecer, vou citar abaixo as categorias que o aposentado pode continuar trabalhando. Veja!  

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição.

Nestas duas categorias o aposentado pode exercer suas atividades laborais normalmente, com carteira de trabalho assinada e fazendo jus ao seu salário sem perder o direito à remuneração mensal da aposentadoria. 

Ambas, o aposentado pode exercer a mesma atividade que exercia antes de se aposentar, ou até mesmo ser contratado em outro emprego. 

Porém, existem algumas categorias que o aposentado não poderá mais trabalhar. Veja! 

Me aposentei pela aposentadoria por invalidez, posso continuar trabalhando ?

O cidadão que se aposenta por invalidez ou incapacidade permanente, não poderá exercer suas atividades laborais, se o aposentado retornar às suas atividades laborais o mesmo terá o benefício cancelado.

Pois, o próprio nome já diz “Aposentadoria por Invalidez”, ela é concedida para o segurado que se encontra incapacitado total e permanente para trabalhar, logo se o aposentado continuar trabalhando  a previdência entende que o mesmo estará apto para exercer suas funções laborais.  

Servidores públicos estatutário

Para esses servidores, também existem algumas regras específicas,  pois, os mesmo não poderão trabalhar no cargo em que obtiveram seu benefício, mas nada impossibilita que eles continuem trabalhando em outras atividades laborais.

Trabalhadores que recebem aposentadoria especial, podem continuar trabalhando?

Esta categoria é para os trabalhadores que exercem suas atividades laborais com exposição à insalubridade e a agentes prejudiciais à saúde.

Para os aposentados desta categoria, não é permitido exercer suas atividades laborais com atividades prejudiciais à saúde, caso contrário o mesmo poderá  ter o benefício cancelado. 

Mas à exceção, este aposentado poderá trabalhar registrado em qualquer outra função, sem que seu benefício seja cancelado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira