Home Chamadas INSS: Quem nunca contribuiu se aposenta com quantos anos?

INSS: Quem nunca contribuiu se aposenta com quantos anos?

0
254
INSS

Em tese não se aposenta, o INSS não prevê nenhuma espécie de aposentadoria sem nenhuma contribuição previdenciária. Todas as modalidades garantidas possuem requisitos básicos, por exemplo, aposentadoria por idade em que é necessário ter 15 anos de contribuição, além disso, 65 anos de idade para os trabalhadores homens e 60 anos de idade para as trabalhadoras mulheres.

Uma opção aos segurados que não possuem tempo de contribuição suficiente é o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). Entretanto, este benefício é contemplado aos segurados que possuem deficiência física ou que possuam idade igual ou superior que 65 anos desde que comprove não ter nenhuma fonte de renda

A renda considerada como base para o benefício de BPC ou LOAS deve ser menor que ¼ do salário mínimo vigente (R$ 998,00). Sendo assim, uma família com até 4 membros devem viver com um salário mínimo para ter direito ao benefício. Além disso, é importante destacar que o BPC não garante pensão por morte e 13° salário.

Requisitos para receber o benefício BPC/LOAS:

  • 65 anos de idade sendo homem ou mulher;
  • Ter comprovante de renda familiar de ¼ do salário mínimo;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Ter comprovante de residência no Brasil;
  • Não ter recebido outro benefício previdenciário, por exemplo, seguro-desemprego. Isto não inclui os benefícios da assistência médica e pensão especial de natureza indenizatória, que podem ser acumulados.
Leia Também:  Nova aposentadoria para o MEI: Conheça as novas regras com a Reforma da Previdência

Além disso, outros documentos se fazem importante, como:

  • Identidade e CPF do titular com foto;
  • Termo de Tutela, quando necessário;
  • Documento que comprove regime de semiliberdade, liberdade assistida ou outra medida em meio aberto, quando necessário;
  • E no caso de representante, documento de identificação e procuração.
Leia Também:  INSS:O que fazer caso meu benefício seja negado, suspenso ou cancelado?

É importante ressaltar ainda que para requerer o benefício é necessário também o CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) documento que pode ser emitido no CRAS de cada região.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Melo Advogados

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.