INSS: quem pode se aposentar aos 40, 50 ou 60 anos?

Se aposentar é o desejo de quem já tem um longo caminho na vida profissional

Se aposentar é o desejo de quem já tem um longo caminho na vida profissional. Todos sonham em poder curtir momentos com a família, viajar e fazer coisas sem estar ligado a um horário.

Muitas pessoas que começaram muito cedo a trabalhar, quando chegam aos 40 anos, já pensam na aposentadoria. Para você que gostaria de se aposentar aos 40 anos continue lendo o texto e saiba se é possível.

A Reforma da Previdência fez várias alterações nas regras de aposentadoria, por isso, cabe ao segurado que está na idade de 40, 50 ou 60 anos observar as opções que podem ter para conseguir o benefício. 

40 anos

Quem está na faixa dos 40 anos ou já passaram da faixa foram atingidos em cheio pela reforma. As novas regras deixam esse público de fora de boa parte dos benefícios previdenciários possíveis. Existem raras exceções, em que nessa idade, as pessoas consigam ter acesso ao benefício.

Para quem chegou aos 40 anos ou passou dessa idade, terá que esperar pela idade mínima para se aposentar: os homens com 65 anos e as mulheres com 62 anos. Lembrando também que é necessário até atingir a idade mínima, continuar contribuindo junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

50 anos

Quem está contribuindo com o INSS, e chegou a idade de 50 anos, a Reforma da Previdência criou uma regra chamada de transição, com condições de aposentadoria. Esse grupo possui um tempo de contribuição intermediário, o que possibilita usar a regra para ter direito ao benefício.

A reforma criou o pedágio de 50% e 100% que podem abrir um caminho para quem tem 50 anos ou mais se aposentar. Levando em conta o tempo de contribuição.

Outra regra de transição para este público é a aposentadoria por pontos. Nesta regra, será necessário cumprir os seguintes requisitos:

Homens: 35 anos de contribuição e 99 pontos em 2022. Aumenta +1 ponto ao ano, até o limite de 105 pontos.

Mulheres: 30 anos de contribuição e 89 pontos em 2022. Aumenta +1 ponto ao ano, até o limite de 100 pontos.

60 anos

O segurado que chegou aos 60 anos e que já contribuiu muitos anos junto ao INSS, tem chance de ter acesso a uma gama maior de aposentadorias. De acordo com a Reforma da Previdência, muitas pessoas nessa idade já conquistaram o direito adquirido para se aposentar em 2022.

Quem chegou aos 60 anos pode se aposentar, desde que tenha preenchido o requisito exigido pela Previdência Social, ter o tempo mínimo de contribuição.

Essas pessoas podem conquistar a aposentadoria por tempo de contribuição cuja as regras para ter direito são: as mulheres ter 30 anos de contribuição e os homens 35 anos. Neste caso, as mulheres precisarão estar com idade 61 anos e seis meses e os homens com 65 anos.

Mas para quem está exatamente com 60 anos, pode se aposentar se estiver enquadrado nestas regras:

Homens: regra de transição do Pedágio de 100% para quem já chegou aos 60 anos.

Mulheres: regra de transição da Idade Progressiva. 57 anos e 6 meses. Regra de Transição do Pedágio de 100% para aquelas que já chegaram aos 57 anos de idade.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.