INSS: Saiba como consultar seu Processo Previdenciário

0

Você sabia que é perfeitamente possível saber de tudo que acontece em sua futura aposentaria ou em seu futuro benefício sem sair de casa?

Hoje preparamos um post para ensinar como consultar a sua solicitação no INSS. Com essas informações você já consegue ficar mais tranquilo e saber todas as informações sobre o andamento do seu processo. Confira:

  • Quando seu pedido de benefício estiver tramitando na esfera administrativa do INSS, é possível acessar o site da previdência e saber a situação atual utilizando o link https://www.inss.gov.br/tag/processo/ , e selecionando o tópico de consulta, conforme imagem abaixo:
consulta processo adminsitrativo inss

Após clicar no item indicado na imagem, basta preencher seus dados na tela seguinte e consultar.

  • Quando o processo for judicial e tramitar na Justiça Federal, bastará verificar em qual região seu processo tramita. O judiciário Federal é dividido em 5 regiões. O primeiro passo é identificar em qual região seu Estado está relacionado. Esta tarefa é de fácil solução numa simples busca na internet. Usando como exemplo o Estado de Santa Catarina, ligada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, basta acessar o link https://www.jfsc.jus.br/novo_portal/home.php , que direcionará o interessado para a seguinte página:
consulta processo judicial santa catarina

Depois basta selecionar a opção número do processo ou nome da parte, bem como em qual Seção/Estado tramita o processo (SJSC, SJPR ou SJRS) e lançar as informações pertinentes. O resultado da consulta aparecerá na tela com o andamento atualizado do processo. Caso o processo eventualmente estiver em grau de recurso no Tribunal Regional Federal, o próprio relatório dará a opção de clicar sobre o recurso e direcionar o relatório para a segunda instância, de modo que será possível acompanhar sempre a última movimentação.
O mesmo vale para os processos que tramitem na justiça Federal em outras regiões.

  • Processo judicial que tramita na JUSTIÇA COMUM DOS ESTADOS, notadamente o caso que envolver acidente de trabalho ou doença ocupacional. Além de casos de ausência de circunscrição federal na localidade, o que gera a competência dita delegada também para a Justiça Comum, devem ser acessados pelo link https://www.tjsc.jus.br/ , selecionado ‘Comarcas’ na tela da imagem abaixo.
consulta processo justiça comum dos estados

Mais uma vez, basta inserir os dados e realizar a consulta. As informações pertinentes aparecerão na tela.

Se você preferir, também poderá acessar o guia completo de como consultar o seu processo: EBOOK CONSULTA

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: CMPPrev